EQUIDADE NO MERCADO DE TRABALHO
RELAÇÃO DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Palavras-chave:
Parentalidade, Satisfação Profissional, Equidade de gênero, Conciliação trabalho-família, Bem-estar no trabalhoResumo
A inserção da mulher no mercado de trabalho não eliminou as desigualdades estruturais relacionadas à parentalidade. Historicamente, as responsabilidades domésticas e os cuidados com os filhos recaem majoritariamente sobre as mulheres, resultando em sobrecarga e dificuldades na conciliação entre carreira e vida pessoal. O objetivo deste estudo é analisar a correlação entre satisfação profissional e parentalidade, investigando se a divisão equitativa das responsabilidades parentais impacta positivamente a satisfação no trabalho. Para isso, foi conduzida uma pesquisa quantitativa, utilizando questionários aplicados a profissionais em diferentes níveis de cargos. A análise estatística, por meio do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson, confirmou que o equilíbrio entre vida profissional e familiar é um fator determinante na satisfação profissional. Constatou-se que, apesar da maior participação paterna nos cuidados com os filhos, as mulheres ainda enfrentam uma carga desproporcional, o que pode comprometer seu desempenho e bem-estar no ambiente de trabalho. O estudo também sugere a necessidade de mudanças organizacionais e políticas que promovam a equidade de gênero e o apoio efetivo à parentalidade compartilhada.Arquivos adicionais
Publicado
2025-03-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais