O VALOR DA LÍNGUA DE SINAIS NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E SOCIAL DA PESSOA SURDA

THE VALUE OF SIGN LANGUAGE IN THE AFFECTIVE, COGNITIVE, AND SOCIAL DEVELOPMENT OF DEAF INDIVIDUALS

Autores

  • Josiane de Cássia Figueiredo Bastos Unifenas
  • Carla da Silva Matos Noronha
  • Daniela Schiabel
  • Sandra de Souza Alves
  • Priscila Martins Mendonça

Palavras-chave:

Inclusão, Cultura surda, Desenvolvimento afetivo

Resumo

O aluno surdo é um ser humano que se interessa, analisa, critica, faz analogias, possui conhecimento e expressa sentimentos. Ele se comunica através da Língua de Sinais e como as crianças ouvintes, possuem as mesmas características determinantes para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social. A inclusão de pessoas surdas, conforme as propostas vigentes, tem sido realizada de forma aleatória, sem considerar suas reais necessidades. É necessário buscar resultados que vão além da simples socialização no ambiente escolar. O objetivo de abordar o tema é reforçar o valor da língua de sinais no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da pessoa surda. Os professores ainda têm dificuldade em aceitar a Língua de Sinais, o oralismo ainda se encontra muito forte, sendo muito cobrado do surdo, dificultando assim o processo de inclusão e desenvolvimento dos surdos. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica. Os estudos em Línguas de Sinais têm mostrado que sua aquisição como primeira língua pode proporcionar o desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo-emocional do surdo. A utilização do português e Libras propõe a filosofia bilíngue, favorecendo assim o desenvolvimento global do surdo.

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Publicado

2025-03-28

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