O VALOR DA LÍNGUA DE SINAIS NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E SOCIAL DA PESSOA SURDA
THE VALUE OF SIGN LANGUAGE IN THE AFFECTIVE, COGNITIVE, AND SOCIAL DEVELOPMENT OF DEAF INDIVIDUALS
Palavras-chave:
Inclusão, Cultura surda, Desenvolvimento afetivoResumo
O aluno surdo é um ser humano que se interessa, analisa, critica, faz analogias, possui conhecimento e expressa sentimentos. Ele se comunica através da Língua de Sinais e como as crianças ouvintes, possuem as mesmas características determinantes para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social. A inclusão de pessoas surdas, conforme as propostas vigentes, tem sido realizada de forma aleatória, sem considerar suas reais necessidades. É necessário buscar resultados que vão além da simples socialização no ambiente escolar. O objetivo de abordar o tema é reforçar o valor da língua de sinais no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da pessoa surda. Os professores ainda têm dificuldade em aceitar a Língua de Sinais, o oralismo ainda se encontra muito forte, sendo muito cobrado do surdo, dificultando assim o processo de inclusão e desenvolvimento dos surdos. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica. Os estudos em Línguas de Sinais têm mostrado que sua aquisição como primeira língua pode proporcionar o desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo-emocional do surdo. A utilização do português e Libras propõe a filosofia bilíngue, favorecendo assim o desenvolvimento global do surdo.Arquivos adicionais
Publicado
2025-03-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais