INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE REGIONAL NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Priscila Martins Mendonça Unifenas
  • Daniela Schiabel
  • Josiane de Cássia Figueiredo Bastos
  • Carla da Silva Matos Noronha
  • Sandra de Souza Alves

Palavras-chave:

Internacionalização, Identidade Cultural, América latina, Educação Superior

Resumo

A internacionalização da educação superior na América Latina é assunto intricado por desafios históricos e estruturais. O processo é incluído em um contexto de atual integração política, social e econômica. Da mesma maneira, está vulnerável ao processo de mercantilização da educação experienciado na atualidade, tendência neoliberal, que contraprova a visão de internacionalização solidária, que almeja o fortalecimento da identidade acadêmica e científica da região. Os principais objetivos da internacionalização incluem a fortificação da autonomia tecnológica e científica dos países latino-americanos, o desenvolvimento do potencial local e a promoção de redes de cooperação. Todavia, existem desafios importantes a serem vencidos, como a dependência tecnológica das grandes potências e a consequente evasão de acadêmicos para esses centros, em busca de melhores condições para o desenvolvimento de suas pesquisas e reconhecimento intelectual e financeiro. A internacionalização apresenta-se como espaço de disputa ideológica e resistência contra a privatização do ensino superior, mobilizando politicamente a comunidade acadêmica para a construção de identidade regional, com a finalidade de valorização de valores culturais e promoção de desenvolvimento e melhoria local. O objetivo do artigo é discutir sobre a construção dessa identidade cultural latino-americana, por meio do processo de internacionalização da educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-03-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)