COOPERAÇÃO SUL-SUL E O PAPEL DAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

Autores

  • Priscila Martins Mendonça Unifenas
  • Daniela Schiabel
  • Josiane de Cássia Figueiredo Bastos
  • Carla da Silva Matos Noronha
  • Sandra de Souza Alves

Palavras-chave:

Universidades latino-americanas, Cooperação Sul-sul, Desenvolvimento, Educação solidária

Resumo

A cooperação Sul-sul (CSS) é considerada uma alternativa às relações de subordinação do Sul Global ao Norte Global, fato este instaurado devido o processo de colonização que as nações do sul vivenciaram no passado. Países da américa latina, bem como de África e Ásia, dessa maneira, compartilham experiências semelhantes, sendo que ainda hoje sofrem as consequências deste período. Ainda é possível observar a dependência destes países, em questões econômicas e científica. A CSS surge buscando a promoção de colaboração entre estes países, no intuito de fortalecer suas economias, sociedades e instituições. Na América Latina, as universidades são cruciais neste processo, dado que atuam como agentes disseminadoras de conhecimento, como promotoras de capacidades técnicas e sobretudo como fomentadoras de desenvolvimento regional. É por meio de intercâmbios acadêmicos e compartilhamento de tecnologias e capacitações que essas instituições viabilizam abordagens colaborativas voltadas às realidades locais. Embora sejam muitas as contribuições e vantagens da CSS, para que seja realizada, enfrenta duras barreiras, como falta de investimentos, burocracia e o contexto histórico forte da colonização. A fim de superar essas dificuldades, destacam-se ações como a criação e fortalecimento de redes acadêmicas, ampliação de mobilidade acadêmica e o esforço mútuo na valorização dos conhecimentos regionais. Este artigo procura analisar o papel cooperativo das Universidades latino-americanas e propõe também reflexões sobre o futuro da CSS, e maneiras de consolidar a maneira educacional independente e solidária proposta por esse tipo de cooperação.

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Publicado

2025-03-28

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