Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx)
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 10 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão em arquivos separados do texto, e resolução 300 dpi e em formato JPG, PNG ou TIFF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos artigos originais; de revisão sistemática ou integrativa e relatos de casos, experiências.

Taxa de publicação: R$50,00 por publicação.

Critérios de Avaliação: os artigos serão enviados para avaliação em pares e devem estar dentro das seguintes normas:

Formato da Folha: A4 e enviar o texto em formato .docx

Número de páginas: 12 incluindo a página de rosto e as referências.

Página de rosto: deve vir com o título do artigo, nome dos autores (em arquivo separado), filiação e endereço eletrônico do autor para correspondência.

Todas as margens: 2 cm.

Espaçamento entre as linhas: 1,5

Numeração de linhas: Para fins de avaliação, as linhas do template (modelo) disponível estão numeradas. Esta numeração não deve ser removida pelo autor.

Título: em letra maiúscula e negrito escrito Times New Roman tamanho 14.

Autores: escrito em Times New Roman tamanho 12.  “SOBRENOME, Nome” do autor principal seguido dos demais autores e, por último, o orientador. A identificação dos autores deve estar centralizada, abaixo do título e com algarismos arábicos sobrescrito para indicar a formação, titulação e a Instituição a que pertence e númrro do ORCID. Serão permitidos até seis autores por artigo.

Autores para correspondência: Enviar nome, filiação e e-mail e telefone.

Resumo: com 250 palavras em Times Roman tamanho 10 e com tradução para o inglês. Contendo, introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusões.

Palavras-chave: Indicar palavras ou frases que reflitam conceitos centrais da pesquisa. Os artigos na área da saúde devem utilizar as palavra-chave de acordo como os descritores da DECs, que são encontrados no site http://decs.bvs.br/ em número de 3 a 6 descritores.

Corpo do texto: Times New Roman tamanho 10

Os parágrafos devem ser o modelo moderno, não usar o recuo - o texto deve ser alinhado à margem esquerda e os parágrafos contêm um espaço vazio entre eles. Os parágrafos devem ser justificados.

As abreviaturas e siglas devem ser evitadas, não usá-las no título ou no resumo e, quando mencionadas no texto pela primeira vez devem ser indicadas entre parênteses, precedida do nome completo.

Tabelas ou figuras: serão aceitas até cinco tabelas ou figuras. Essas deverão vir separadas do texto ( em arquivo a parte) e com indicação onde devem entrar no texto. As figuras devem ter configuração de no mínimo 300 DPI e estarem em formato de JPG, PNG ou TIF.

As figuras enviadas devem seguir a metodologia científica e a fonte logo abaixo da figura em tamanho 9 alinhado à esquerda com a ilustração.

Aspectos éticos: os artigos de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais devem ser acompanhados do parecer do Comitê de Ética. Ensaios clínicos devem ser registrados no Registro Brasileiros de Ensaios Clínicos, site no http://www.ensaiosclinicos.gov.br

Resultado e Discussão: devem vir juntos.

Conclusão: evitar repetições dos resultados, relatar as lacunas de conhecimentos e propostas de pesquisas futuras.

Revisão de Português: ao submeter o artigo, após o seu aceite, enviar para correção de português por um profissional apto e, posteriormente, enviar o comprovante de que foi realizado a correção.

Sugestão de Revisor: Aparecida Donizetti Paes – Email: adonizettipaes@bol.com.br

Clique aqui para baixar o template (modelo) para submissão

Documentos a serem enviados:

No ato da submissão

  1. O artigo em .docx
  2. Declaração de direitos autorais e transferência de direitos – ver modelo
  3. Declaração de Comitê de Ética.

Para o e-mail revista@unifenas.br, após o aceite do trabalho

  1. Declaração da revisão de português (após aceito o trabalho)
  2. Comprovante da Taxa de publicação
  • Banco: Credfenas – 756
  • Agência: 4136
  • Conta:100.003-9
  • CNPJ:  17.878.554/0001-99
  • Nome do depositante:

Para auxiliar na construção do manuscrito orienta-se a consultar os guias internacionais, que se seguem abaixo:

  • Para todos os tipos de estudos usar o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0 – checklist);
  • Ensaio clínico randomizado: CONSORT;
  • Revisão sistemática e metanálise: PRISMA; ENTREQ, para sínteses de pesquisa qualitativas;
  • Estudos epidemiológicos: STROBE;
  • Estudos qualitativos: COREQ.

Citações: A Revista adotará o estilo Vancouver, com numeração indicativa da referência.

Referências: a Revista adotará o estilo Vancouver, com numeração na ordem de aparecimento no texto. Para facilitar seguem abaixo exemplos.

Citação:

De acordo com [1], a anatomia da face [...] Sendo assim a face do idoso também precisa de cuidados especiais[2]...

Artigos de revista

Autor/es. Título do artigo. Abreviatura internacional da revista. ano; volume (número): página inicial-final do artigo. Se os autores fossem mais de seis, mencionam-se os seis primeiros seguidos da abreviatura “et al.”

Exemplo:

[1] Rastan S, Hough T, Kierman A, Hardisty R, Erven A, Gray IC, et al. Towards a mutant map of the mouse--new models of neurological, behavioural, deafness, bone, renal and blood disorders Genetica. 2004 Sep;122(1):47-9

[2] Wachs LS, Nunes BP, Soares UM, Facchin LA, Thumé E, et al. Assistência domiciliar a idosos: fatores associados, características do acesso e do cuidado. Rev de Saúde Pública. 2010;44(6):1102-1111.

Artigo de revista online

Autor/es do artigo. Título do artigo. Nome da revista , ano [data de consulta]; volume (número): [Extensão/páginas]. Endereço eletrônico.

Exemplo:

[3] Francês I, Barandiarán M, Marcellán T, Moreno L. Estimulação psicocognoscitiva nas demências. An Sist Sanit Navar [revista em Internet] 2003 setembro-dezembro. [acesso 19 de outubro de 2005]; 26(3). Disponível em: http://www.cfnavarra.es/salud/anales/textos/vol26/n3/revis2a.html

Artigo de jornal

Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Dia mês ano; Secção: página (coluna).

Exemplo:

[4] Montagnier L. Perigos e consciência. Folha de São Paulo. 30 jan 2000; Caderno Mais: 8-9.

Livros

Autor/es.Título do livro. Edição. Lugar de publicação: Editorial; ano. Neste caso, não é necessário especificar a primeira edição, apenas da segunda em diante. A edição sempre se põe em números arábicos e abreviatura: 2ª ed. Se a obra estivesse composta por mais de um volume, devemos citá-lo a seguir do título do livro: Vol. 3.

Exemplo:

[5] Medeiros JB. Português instrumental.  9. ed.  São Paulo:  Atlas; 2010.

Livros em formato eletrônico

Autor/es.Título do livro. Edição. Lugar de publicação: Editorial; ano. Endereço eletrônico.

Exemplo:

[6] Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. Sociedade da informação no Brasil. [livro online]. Brasília: MCT; 2000. [acesso em 02 out 2014]. Disponível em http://www.socinfo.org.br/ livro_verde/download.htm.

Publicações online

Autor/es da publicação. Título da publicação. Ano [data de consulta]. Endereço eletrônico.

Exemplo:

[7] Pedroso IVCP. (2014). Globalização, comércio mundial e formação de blocos econômicos: entenda a dinâmica das grandes corporações e veja os efeitos da globalização no mercado. [publicação online]; 2014 [acesso em 14 abr 2015]. Disponível em comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html

Site

Autor(es) da base de dados (se houver). Título [Internet]. Cidade: Instituição. Data(s) de registro [data da última atualização com a expressão “atualizada em” (se houver); data de acesso com a expressão “acesso em“]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”.

Exemplo:

[8] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [homepage na internet]. Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003: Análise da disponibilidade domiciliar de alimentos e do estado nutricional no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE. 2004 [acesso em 27 mar 2005]. Disponível em: http:www.ibge.gov.br

Tese, dissertação, monografia e projeto de pesquisa

Autor. Título. (subtítulo se houver) Tipo de documento. Cidade: Instituição onde foi defendida; ano.

Exemplo:

[9] Nunes AMT. A abordagem do arrebatamento da Igreja analisado sob o ponto de vista cristão pré-milenista. Belo Horizonte: Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, 2006.  Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Religião.

Trabalho apresentado em evento – Simpósios, Jornadas, Congressos, Seminários, Encontros, Workshops, Colóquios, entre outros

Tipo de publicação, número e nome do evento; data de realização (dia mês ano); Cidade e país de realização do evento. Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; ano de edição (nem sempre é o mesmo do evento).

Exemplo:

[10] Anais do 4. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira; 16-18 jun 2010; Belo Horizonte (MG): PUC Minas; 2011.

Documentos legais

Título da lei/decreto/ordem… (Nome do Boletim Oficial, número, data de publicação)

Exemplo:

[11] Brasil. Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria no Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, o Programa Nacional de Controle das Deficiências de Vitamina A e dá outras providências. Diário Oficial da União. 15 set 2006.

Base de dados online

Instituição/Autor. Título [base de dados na Internet]. Lugar de publicação: Editor; Data de criação, [data de consulta]. Endereço eletrônico.

[12] Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde [base de dados online]. São Paulo: BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. 2014 [acesso em 17 maio 2014]. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&base=LILACS&lang=p

Mapas

Autor. Título [mapa]. Local: Editor; data.

Exemplo:

[13] Instituto Geográfico. Regiões do Brasil [mapa]. São Paulo: Instituto Geográfico; 1995.

Material audiovisual

Autor/es. Título do vídeo. Lugar de edição: Editora; ano. Aplicável a todos os suportes audiovisuais.

Exemplo:

[14] Borrel F. A entrevista clínica. Escutar e perguntar. [vídeo] Barcelona: Doyma; 1997.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.