OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM TRANSTORNOS ALIMENTARES: REVISÃO INTEGRATIVA

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

automonitoramento, comportamentos compensatorios, nutrição comportamental

Resumo

A terapia nutricional aplicada aos transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia nervosa, tem como foco o aconselhamento nutricional. Para maior efetividade do tratamento, o apoio multiprofissional é fundamental, uma vez que estes distúrbios podem ser desencadeados por aspectos psicossociais. O tratamento pode incluir apoio psicológico com a aplicação da terapia cognitivo-comportamental (TCC). O objetivo foi avaliar o uso da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em transtornos alimentares, especificamente de bulimia e anorexia nervosa. Para tanto, foi realizado uma revisão integrativa de literatura por meio de consulta na base de dados PubMed. Os estudos elegíveis foram incluídos de acordo com os seguintes critérios: ensaio clínico randomizado; estudos publicados de 2022 até novembro de 2023. Após o processo de triagem do total de artigos encontrados, foram incluídos para a síntese cinco estudos que se alinharam com os objetivos desta revisão. Os estudos selecionados avaliaram, na sua maioria, jovens e sexo feminino. Os estudos evidenciaram a efetividade na mudança de sintomas e comportamentos dos indivíduos submetidos à TCC. As terapias aplicadas pelos pesquisadores, basearam-se principalmente nas técnicas para a redução da ansiedade, auto manejo do comportamento e modificação de cognições desadaptadas. Deste modo, a aplicação da TCC exerce efeito positivo em casos de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa. A TCC tem uma relevância valiosa no tratamento de transtornos alimentares. Os estudos mostraram insights importantes para o conhecimento nessa área de pesquisa, além de contribuir para o avanço da atuação clínica no tratamento de transtornos alimentares no contexto nutricional.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>