OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM TRANSTORNOS ALIMENTARES: REVISÃO INTEGRATIVA
REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
automonitoramento, comportamentos compensatorios, nutrição comportamentalResumo
A terapia nutricional aplicada aos transtornos alimentares, como a bulimia e anorexia nervosa, tem como foco o aconselhamento nutricional. Para maior efetividade do tratamento, o apoio multiprofissional é fundamental, uma vez que estes distúrbios podem ser desencadeados por aspectos psicossociais. O tratamento pode incluir apoio psicológico com a aplicação da terapia cognitivo-comportamental (TCC). O objetivo foi avaliar o uso da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) em transtornos alimentares, especificamente de bulimia e anorexia nervosa. Para tanto, foi realizado uma revisão integrativa de literatura por meio de consulta na base de dados PubMed. Os estudos elegíveis foram incluídos de acordo com os seguintes critérios: ensaio clínico randomizado; estudos publicados de 2022 até novembro de 2023. Após o processo de triagem do total de artigos encontrados, foram incluídos para a síntese cinco estudos que se alinharam com os objetivos desta revisão. Os estudos selecionados avaliaram, na sua maioria, jovens e sexo feminino. Os estudos evidenciaram a efetividade na mudança de sintomas e comportamentos dos indivíduos submetidos à TCC. As terapias aplicadas pelos pesquisadores, basearam-se principalmente nas técnicas para a redução da ansiedade, auto manejo do comportamento e modificação de cognições desadaptadas. Deste modo, a aplicação da TCC exerce efeito positivo em casos de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa. A TCC tem uma relevância valiosa no tratamento de transtornos alimentares. Os estudos mostraram insights importantes para o conhecimento nessa área de pesquisa, além de contribuir para o avanço da atuação clínica no tratamento de transtornos alimentares no contexto nutricional.Arquivos adicionais
Publicado
2024-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais