DESVIOS DE APLICAÇÃO DOS SISTEMAS ADESIVOS ASSOCIADOS À MANIFESTAÇÃO DE SENSIBILIDADE PULPAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Ácido fosfórico, Adesivos de ataque total, Camada híbrida, Odontologia adesiva, Sensibilidade pós-operatóriaResumo
Introdução: Com a evolução da odontologia adesiva, os sistemas adesivos foram aprimorados com o intuito deprolongar a longevidade clínica, proporcionando a ligação entre o substrato dentário e o material restaurador, pormeio da camada híbrida. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar os desafios de adesividade dos sistemasadesivos associados à sensibilidade pós-operatória. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literaturanarrativa, a partir de pesquisas de artigos científicos nos bancos de dados PubMed e Periódicos CAPES com aspalavras-chaves “dentin; sensitivity; adhesive”. Desenvolvimento: Atualmente, há os sistemas adesivosconvencionais, que exigem condicionamento prévio com ácido fosfórico, sendo capazes de remover smear layere smear plug, os autocondicionantes e os universais, que dispensam a etapa de condicionamento, por teremmonômeros ácidos em sua composição, removendo apenas a smear layer. Assim, o conhecimento a respeito dasestruturas dentais é de extrema relevância, para que seja possível selecionar o protocolo mais condizente com asituação clínica. A dentina possui maior quantidade de carga orgânica quando comparada ao esmalte, tornando aunião dentina-resina um grande desafio. A literatura científica aponta que existe uma deficiência noconhecimento profissional acerca das propriedades, técnicas e indicações dos sistemas adesivos, tornando asensibilidade pulpar uma queixa comum após restaurações. Conclusão: Conclui-se que todos os sistemasadesivos podem promover uma adequada ligação à estrutura dentária, levando em consideração a situação clínicae uma execução adequada. Entretanto, os adesivos autocondicionantes e universais são melhores opções para usoem substrato dentinário, devido à teoria da hidrodinâmica proposta por Brännström.Arquivos adicionais
Publicado
2024-09-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais