CRITÉRIOS E LIMITAÇÕES QUANTO ÀS INDICAÇÕES DAS FACETAS DIRETAS DE RESINA COMPOSTA
Palavras-chave:
resina composta, dentística, facetas diretasResumo
A aplicação de facetas diretas representa um procedimento favorável para um sorriso mais harmônico, possibilitando uma alternativa mais versátil e minimamente invasiva para correção de anomalias dentárias. O objetivo principal deste estudo, é buscar através de uma revisão bibliográfica da literatura, explorar sobre facetas diretas anteriores no que tange à seleção do material, expondo suas vantagens, limitações, técnicas de estratificação e suas aplicações, analisando sua influência no resultado estético e funcional. Foram utilizados artigos publicados no PUBMED (National Library of Medicine) e Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram utilizados 33 artigos para a construção da revisão. O estudo apontou que, para obter um resultado satisfatório, o cirurgião-dentista deve conhecer cada tipo de material existente no mercado, suas indicações e técnica de estratificação. Esse tratamento, tem como vantagem menor tempo clínico, com o mínimo desgaste, ótimo custo benefício, adesão satisfatória entre a resina composta e substrato dentário, sendo indicadas para dentições com diastemas, giro vertidas, fraturas coronárias, alteração de forma e cromática, extrínsecas e intrínsecas. É necessário ressaltar que, as restaurações utilizando facetas diretas em resina composta, tem como limitações a baixa resistência ao desgaste, vulnerabilidade, descoloração, instabilidade de cor, maior infiltração marginal, porosidade, dificuldade para mascarar o substrato escurecido e polimento superficial insatisfatório. E para conseguir brilho, lisura e durabilidade favorável, é imprescindível a etapa de acabamento e polimento. Concluí-se que, a técnica não se apresenta como um procedimento padronizado, e se encontram totalmente dependente do diagnóstico e capacidades técnicas do cirurgião-dentista.Arquivos adicionais
Publicado
2024-09-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais