A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM FORENSE

Autores

  • Jhuliano Silva Ramos de Souza Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas
  • Aline Mara Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde da Universidade Federal de Alfenas
  • Andreia Cristina Barbosa Costa Universidade Federal de Alfenas País Brasil
  • Sueli de Carvalho Vilela Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Enfermagem Forense. Filosofia em Enfermagem. Educação Em Enfermagem.

Resumo

Introdução: A enfermagem forense é a junção da ciência da enfermagem e ciência forenses, na qual, o enfermeiro lida com vítimas de violência. A importância do ensino da enfermagem forense na graduação, salienta a importância de refletir sobre mudanças em seu campo educacional e profissional. Objetivo: refletir sobre a formação dos enfermeiros no âmbito da enfermagem forense. Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo reflexivo. As bases de dados usadas foram: Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e o Banco de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: A abordagem da enfermagem forense no ensino de graduação e pós-graduação por meio de um modelo curricular inovador, poderá proporcionar o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo de modo que o profissional enfermeiro tenha mais autonomia e satisfação, além de oferecer maior preparo para a tomada de decisões frente a uma situação conflituosa no processo saúde-doença, melhorando a qualidade da assistencia. Conclusão: A Enfermagem Forense é um novo campo de atuação, o qual o enfermeiro é responsável por prestar assistência especializada às pessoas em situações de violência dos mais variados tipos, por isso deve receber preparo desde a graduação, para saber lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso.

Biografia do Autor

Jhuliano Silva Ramos de Souza, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas

Possui Graduação em Enfermagem Bacharelado pela Universidade do José Rosário Vellano (2016). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inovações e Sustentabilidade em Saúde (UNIFAL-MG). Foi membro Projeto de Pesquisa e Extensão Medicina Legal e Patologia (UNIFENAS-MG). Foi membro do Programa de Extensão Observatório de Gestão Hospitalar pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL -MG). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Forense, Educação e Violência. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Aline Mara Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde da Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem (2014), Residência em Enfermagem Obstétrica (2017) e Mestrado em Enfermagem (2018) pela Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, prazer e sofrimento no trabalho e atitudes frente à doença mental. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias e Inovações em Saúde desde setembro de 2016.

Andreia Cristina Barbosa Costa, Universidade Federal de Alfenas País Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/EFOA-CEUFE, 1999). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (2018-2019). Doutorado em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP (2017). Mestrado em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2008). Especialista em Educação Pedagógica na Área da Saúde, pela ENSP/FIOCRUZ (2004). Atualmente é Professora da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no curso de Graduação em Enfermagem. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa da UNIFAL-MG e EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, cirurgia, ansiedade, orientação, promoção da saúde, humanização, instrumentação, Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Sueli de Carvalho Vilela, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1993). Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosario Velano (2019). Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2002). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012). Especialista em administração hospitalar e de sistema de saúde e em formação pedagógica na área de saúde enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas, na Escola de Enfermagem. Graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosario Velano (2019). Terapeuta reikiana.

Referências

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Publicado

2020-07-02

Edição

Seção

Artigos