CENTRO DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO A MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA
Resumo
Diante dos reflexos da exclusão social, a ausência de uma moradia fixa e as precariedades referentes ao apoio social são facilitadores para o surgimento de situações que levam os indivíduos a residirem nas ruas. A arquitetura implementada nos espaços de acolhimento pode influenciar diretamente nos fatores emocionais, sociais, físicos, psicológicos e na percepção do espaço. As edificações devem transmitir aos usuários a sensação de acolhimento e proteção, sendo capazes de atrair a população a ser abrigada. Pensando nisso este trabalho teve como objetivo investigar características que envolvem os abrigos destinados a moradores de rua, propondo uma releitura por meio do projeto arquitetônico de um Centro de Acolhimento e Integração na cidade de Alfenas - MG. Para isso foi realizada uma Análise Gráfica do The Bridge Homeless Assistance Center, Dallas, nos EUA, com a finalidade de reconhecer a estrutura e seus partidos que atendem às demandas de um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua, visando coletar dados capazes de contribuir para o desenvolvimento projetual de uma edificação sustentável de caráter acolhedor e educativo, capaz de retomar o convívio social, gerar incentivo profissional e resgatar a integridade humana desses indivíduos. Por meio dos resultados da Análise Gráfica e estudos do terreno e seu entorno, foi elaborado um projeto arquitetônico de uma edificação com fins de abrigo para pessoas em situação de rua, que procurou atender critérios quanto à: Insolação; Acessibilidade; Eficiência Energética; Eficiência de Efluentes; Ventos Dominantes; Paisagismo; Distribuição das áreas e ambientes; Setorização e Fluxograma.Arquivos adicionais
Publicado
2024-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais