A BUSCA PELA SIMPLIFICAÇÃO DOS TERMOS JURÍDICOS À POPULAÇÃO
UM DIREITO PARA TODOS
Palavras-chave:
Linguagem Rebuscada. Simplificar. Técnica. Norma. População Leiga. Juristas.Resumo
O presente Artigo Científico se propõe a realizar um estudo legislativo e doutrinário sobre a importância da simplificação dos termos jurídicos mormente utilizados no Direito brasileiro, a fim de que a população leiga participe efetivamente na criação de um Estado inclusivo e democrático, uma vez que é por meio da linguagem, seja ela escrita ou falada, que alcançamos a tão almejada justiça. Tendo em vista que, embarcado de expressões arcaicas, elementos de estilo e palavras estrangeiras, o “juridiquês” não pode ser um mecanismo para a segregação populacional, mas sim cumprir com sua função de regulamentação e instrução de uma sociedade. Elencando ao longo do texto os obstáculos hodiernamente encontrados que impossibilitam a propagação efetiva de uma linguagem límpida e abrangente a todos os indivíduos; como por exemplo a falta de disseminação da escrita jurídica nas instituições de ensino base. E visualizando ao final possíveis métodos para amenizar, ou até mesmo erradicar, os empecilhos que obstam o entendimento pleno e efetivo da norma positivada, que se apresenta obsoleta para parte da população a quem é destinada, substituindo tais expressões por uma linguagem comum do dia a dia ao abordar um tema jurídico, mas sem necessariamente dispor da tecnicidade e profissionalismo que demanda a linguagem utilizada no Direito.Arquivos adicionais
Publicado
2024-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais