TRABALHO ARTÍSTICO INFANTIL CIRCENSE
A perspectiva cultural e os obstáculos para a efetiva fiscalização
Palavras-chave:
Labor infantil, Cultura do circo, Autorização, Regulamentação, Artista mirim.Resumo
O presente trabalho tem o intuito de apresentar a pesquisa desenvolvida relativa ao tema do trabalho artístico da criança circense, com o objetivo de analisar os principais aspectos e peculiaridades da cultura circense impactam no processo de regulamentação dificultando o processo de fiscalização por parte dos órgãos responsáveis. Além de quê, tem por objetivo também, analisar o que há de disposto nas leis brasileiras, tanto sobre direitos constitucionais e a regulamentação do trabalho infantil, expondo a controvérisia na interpretação jurídica que impede a uniformização do tratamento da questão em cheque e a dificuldade de se legislar sobre o assunto pelo aspecto cultural. Como método de pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico e revisão de literatura, com finalidade de verificar o que se tem sobre o assunto, bem como qual órgão responsável por permitir esse tipo de trabalho e qual é responsável de fiscalizar, e ainda, quais as principais causas de controvérsias jurídicas.Arquivos adicionais
Publicado
2024-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais