PERCEPÇÃO PARENTAL DE DIFERENTES TÉCNICAS DE MANEJO DO COMPORTAMENTO INFANTIL
Palavras-chave:
Odontopediatria, comportamento infantil, técnicas, manejo.Resumo
Este estudo discute a percepção dos pais sobre técnicas de manejo do comportamento infantil em odontopediatria e como essas percepções influenciam a escolha e aceitação das abordagens pelos profissionais de saúde bucal. Através de uma revisão de literatura, destacou-se a preferência dos pais por técnicas como falar-mostrar-fazer, distração e reforço positivo, associadas a uma redução da ansiedade infantil durante o tratamento odontológico. No entanto, técnicas como controle de voz e presença/ausência dos pais mostraram eficácia percebida variável. Observou-se uma preferência por abordagens mais verbais em detrimento de técnicas restritivas, sugerindo uma valorização do envolvimento ativo da criança no processo. Além disso, ressaltou-se a importância da presença dos pais durante os procedimentos, embora as implicações éticas e legais devam ser consideradas. Propôs-se uma investigação mais aprofundada das razões por trás das preferências dos pais e como estas podem variar culturalmente. Esses achados contribuem para uma compreensão mais abrangente do manejo comportamental em odontopediatria, promovendo práticas clínicas mais eficazes e um ambiente acolhedor para crianças e famílias.Arquivos adicionais
Publicado
2024-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais