TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES NO BRASIL
Resumo
Ate 1º de abril de 2021, as licitações eram reguladas pelas leis nº 8.666/1993 (lei geral de licitações), lei nº 10.520/2002 (lei do pregão) e a lei nº 12.462/2011 (lei do regime diferenciado de contratação). No entanto, nessa data, entrou em vigor a lei nº 14.133, que trouxe diversas modificações no processo licitatório, como a criação de novos princípios, modalidades de contratação e critérios de julgamento, além de alterar as fases licitatórias, entre outras mudanças. Este trabalho estuda os desafios enfrentados para implementação dessa modernização legislativa e a forma como foi introduzida ao ordenamento jurídico brasileiro, bem como suas mudanças e como estas afetarão os processos de licitação nos próximos anos. A discussão é de grande importância para a correta aplicação do processo licitatório, uma vez que a sua má execução acarretará prejuízos ao Poder Público ao longo dos anos.Arquivos adicionais
Publicado
2024-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais