VITIMISMO E VITIMOLOGIA NO CONTEXTO CRIMINAL DAS DESIGUALDADES
Resumo
O presente artigo visa explorar os conceitos de vitimismo e vitimologia, suas implicações sociais e psicológicas eapontar as principais diferenças entre ambos. Através da análise de literaturas e dados, serão apontados argumentos quedemonstram como essas categorias são estudadas e aplicadas em diferentes contextos, discutindo os impactos dessesfenômenos na sociedade, particularmente em áreas do direito e psicologia.Refere-se ao sofrimento da vítima após o ato criminoso, especialmente àquele oriundo dos procedimentos adotadospelas instituições públicas durante o processo criminal. Objetivou-se demonstrar a maneira pela qual o atualsistema criminal brasileiro impõe o processo de vitimização à vítima do crime, além de analisar a relação entrea referida vítima e os órgãos estatais durante o mencionado processo. Para tanto, realizou-se uma análise de dados decaráter exploratório, a partir da coleta de informações, por meio de revisões bibliográficas, na qual se constatou oreconhecimento da vitimização pela vítima.Arquivos adicionais
Publicado
2024-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais