COMUNICAÇÃO EFETIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA SEGURANÇA DO PACIENTE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Comunicação efetiva. Segurança do paciente. Equipe de enfermagem.Resumo
A comunicação efetiva na equipe de enfermagem é primordial para a garantia da segurança do paciente em ambientes hospitalares. Atualmente, através de metas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no Brasil, pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a comunicação tem sido almejada e estimulada. Este trabalho pretende realizar uma revisão sobre o assunto, apontando a importância da comunicação efetiva para a equipe de enfermagem. A pesquisa de obras, utilizada nesta revisão, foi feita entre março e maio de 2024. As obras apontaram a relevância da comunicação efetiva entre equipes multidisciplinares, a necessidade de envolvimento de todos, incluindo gestores. Foram apontados, pelos autores estudados, fatores que impossibilitam uma comunicação realmente eficaz, como sobrecarga de serviço, jornadas exaustivas de trabalho, falta de capacitação profissional entre outros. Uma comunicação efetiva, precisa e clara, reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria de segurança do paciente. Portanto o enfermeiro deve estar apto para o desenvolvimento dessa habilidade e incorporá-la à sua rotina.Arquivos adicionais
Publicado
2024-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais