EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO NA COGNIÇÃO DE CRIANÇAS

REVISÃO DE LITERATURA

Authors

Keywords:

Desenvolvimento cognitivo, atividade física, sedentarismo, políticas públicas, relações interpessoais

Abstract

Introdução: A relação entre atividade física e desenvolvimento mental tem despertado interesse entre pesquisadores; diversos estudos mostram que a prática de exercícios pode influenciar positivamente nas capacidades cognitivas como atenção, memória e funções executivas, especialmente em crianças, que estão em uma fase crucial para o desenvolvimento do cérebro. O uso excessivo de dispositivos eletrônicos e a consequente redução da atividade física, levanta preocupações das potenciais repercussões negativas nas funções cognitivas. Objetivos: Esta revisão visa determinar se existe correlação entre a prática de atividade física e a melhora das funções cognitivas em crianças, reunindo e analisando evidências científicas que correlacionam estes dois parâmetros, principalmente nas áreas de atenção, memória e controle executivo. Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura dos últimos 10 anos nas bases de dados PubMed e Scielo. A análise incluiu estudos experimentais e observacionais que investigaram os efeitos de programas de treinamento físico em crianças de 6 a 12 anos. Foi priorizado intervenções controladas que incluíam exercícios aeróbicos e esportes, avaliações objetivas do desempenho cognitivo, testes de memória e atenção e excluído aqueles que envolviam pacientes com distúrbios cognitivos graves. Discussão: Os dados analisados sugerem que o exercício é positivo nas funções cognitivas das crianças, especialmente nas funções executivas. Alguns dos mecanismos que explicam esses resultados incluem o aumento da neurogênese no hipocampo e a liberação de neurotoxinas, como o fator neurotrófico derivado do cérebro durante a prática de exercícios, além de melhorar a regulação emocional, o que impacta no desempenho escolar. A intensidade e a duração das atividades são fatores relevantes, exercícios de intensidade moderada a intensa tendem a produzir resultados mais significativos que os de baixa intensidade. As limitações do estudo são a falta de padronização nos métodos de avaliação e a escassez de dados sobre diferentes grupos populacionais. Considerações finais: Esta revisão sugere que a prática de exercícios físicos tem impacto positivo no desenvolvimento cognitivo de crianças. É fundamental que as escolas e as famílias promovam atividade física regular e que haja políticas públicas focadas em incentivar o exercício na infância garantindo que as crianças tenham acesso a essas oportunidades, independente de suas circunstâncias sociais

Published

2025-02-07