DORES ORTOPÉDICAS EM INDIVÍDUOS ACOMETIDOS PELA COVID-19
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Mialgia, COVID-19, dor musculoesqueléticaResumo
Introdução: Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou o surto de COVID, uma pandemia, sendo a doença causada pela síndrome respiratória aguda, pelo SARS-CoV-2, o qual pode ser transmitido por gotículas infectadas e aerossóis. Entretanto, verifica-se que os sintomas mais comuns dessa doença são febre, tosse, dispneia e dores musculares, incluindo mialgia, a qual ocorre devido a uma tempestade de citocinas. Objetivo: O presente estudo objetiva relacionar as dores ortopédicas aos indivíduos que já foram acometidos pela COVID-19. Metodologia: Foi realizada uma revisão na literatura, a partir de buscas no PubMed, sendo utilizado palavras chaves, como “COVID-19, myalgia, myalgie e musculoskeletal pain” que resultaram em 24 artigos, dos quais foram selecionados 16 para embasar o estudo. Resultados: A mialgia é prevalente em homens, principalmente nos que apresentam comorbidades, como Diabetes Mellitus, obesidade, pneumonia e asma, além disso verificou-se que, no estudo realizado por Amanat et al, a mialgia foi relata por 28,5% dos 873 participantes. Já no estudo de Asma Deeb evidenciou que 19,3% dos casos graves e 4,8% dos casos não graves apresentaram evidências de lesão muscular. Considerações finais: Observou-se que a mialgia prevaleceu em pacientes que tiveram um quadro grave de COVID-19, além de ocorrer predominantemente nos indivíduos com comorbidades, ressaltando, portanto, a necessidade de investimentos nas áreas que acompanharão a recuperação desses pacientes, como a fisioterapia, a fim de reduzir as sequelas ocasionadas pelo vírus e estabelecer o bem-estar dos pacientes.Arquivos adicionais
Publicado
2025-02-07
Edição
Seção
Resumos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais