Socialização, controle e ideologia em Walden II, de B. F. Skinner
Desenvolvimento humano, maximização da satisfação e felicidade sob o domínio do condicionamento operante
Palavras-chave:
Socialização; controle; ideologia; comportamento; condicionamento operante.Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar aspectos do processo de socialização na aldeia utópica elaborada por Burrhus Frederic Skinner, na obra Walden II, e estabelecer algumas relações entre este processo e a composição de um novo arranjo familiar impulsionada pela estrutura de sociabilidade solidária da comunidade. No entanto, o intercurso deste projeto de sociedade inovador apresenta como elemento básico da produção, manutenção ou mudança da realidade social – continuamente submetida à intervenção experimental – o controle sobre o comportamento humano. Isto revela a faceta ideológica do discurso sedutor e coerente de seu idealizador, que, em última análise, corrobora a assimetria de relações circunscritas por dinâmicas de poder, dominação e legitimação.Arquivos adicionais
Publicado
2024-03-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais