O IMPACTO DO TRATAMENTO COM GUSELCUMABE EM PACIENTES ADULTOS ATÉ 65 ANOS COM PSORÍASE E ARTRITE SECUNDÁRIA À PSORÍASE
UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Guselcumabe, Psoríase, Artrite psoriásica, AdultosResumo
Introdução. O Guselcumabe (Tremfya®) é uma solução injetável usada no tratamento de psoríase moderada a grave, é recomendada para pacientes candidatos a tratamento sistêmico ou fototerapia [1]. Trata-se de uma medicação imunossupressora que age na citocina IL-23, envolvida na regulação da resposta inflamatória [2]. Sendo uma medicação nova, observa-se uma oportunidade de realizar uma revisão sem viés, além de expor os presentes nos artigos selecionados. Objetivo. Analisar o impacto do tratamento em adultos até 65 anos com psoríase ou artrite psoriática, abordando armazenamento e administração adequados para otimização da eficácia, além de avaliar a segurança a longo prazo e os riscos associados. Também será realizada uma avaliação da resposta clínica e efetividade no tratamento dessas condições. Metodologia: Foram utilizadas as bases de dados BVS e PubMed, com filtros específicos para seleção dos artigos. Devido à escassez de literatura, adolescentes e pacientes pediátricos foram excluídos da análise. A bula e regulamentação pela ANVISA foram obtidas online. Discussão: O Guselcumabe demonstrou eficácia na inibição da IL-23, destacando-se como uma opção segura e eficaz a longo prazo [3]. Observou-se a possibilidade de ser uma alternativa eficaz para pacientes refratários a outras terapias, podendo influenciar positivamente os desfechos clínicos futuros [4]. Conclusão: O Guselcumabe demonstra ser uma alternativa eficaz no tratamento da psoríase e da artrite psoriática em adultos. Entretanto, não existem resultados específicos para a população brasileira, bem como para idosos e pacientes pediátricos. Além disso, alguns dos estudos utilizados receberam financiamento da indústria farmacêutica, impondo um viés nos resultados.Arquivos adicionais
Publicado
2024-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais