A EXECUÇÃO PENAL DIFERENCIADA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEDERAL BRASILEIRO
Keywords:
Execução PenalAbstract
Com este artigo, busca-se realizar uma análise sobre a execução penal brasileira abordando um breve histórico, conceituações, princípios norteadores e posições doutrinárias sobre sua natureza jurídica. Busca trazer o estudo da Lei de Execução Penal brasileira, cujo surgimento se deu após várias tentativas de consolidação de um código penitenciário, criada a partir de uma visão mais humanizada para a execução penal, tendo como principal objetivo a reinserção social do apenado. Essa lei penal trouxe, além de várias garantias, a possibilidade de cumprimento de pena em local diverso da moradia do sentenciado, por questões de segurança pública nacional ou pela própria segurança à sua integridade física. Surgem, então, os presídios federais implementando essa possibilidade legal. Questiona-se: Por que a prestação do serviço de execução penal nos presídios do sistema federal consegue suprir as deficiências legais e constitucionais encontradas nos outros estabelecimentos penais de execução penal? As unidades do Sistema Penitenciário Federal (SPF) possuem um aparato material e humano que dão margem a uma execução penal diferenciada. São características diversificadas dos outros estabelecimentos penais, obtendo sucesso e uma qualidade excelente na prestação dos serviços persecutórios da execução penal. Concluímos que a execução penal prestada pelo SPF é um serviço de excelência em qualidade por ser pautado nos ditames legais e constitucionais brasileiros e ainda por possuir recursos financeiros, humanos e materiais que fazem a diferença na implementação positiva dos procedimentos executórios, garantido a humanização no cumprimento da pena.References
AMORIM, Felipe. Cadeias brasileiras superam limite de superlotação estipulado pelo Ministério da Justiça. 2017. Disponível em; https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/12/09/superlotacao-nas-cadeias-viola-resolucao-de-conselho-do-ministerio-da-justica. Acesso em: 12 ago. 2018.
ANDREUCCI, Ricardo Antônio. Legislação Penal Especial. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
BENETI, Sidnei Agostinho. Execução Penal. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Anuário do Sistema Penitenciário Federal. 2. ed. Brasília: DEPEN, 2017.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 5 fev.2018.
______. Decreto nº 6.049, de 27 de fevereiro de 2007. Aprova o Regulamento Penitenciário Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6049.htm. Acesso em: 10 ago. 2019.
______. Lei n. 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
______. Lei n. 10.792, de 1º de dezembro de 2003. Altera a Lei de Execução Penal 7.210/84 e o Código de processo penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 ago. 2018.
BRITO, Alexis Couto de. Execução penal. 2. ed. São Paulo: RT, 2011.
CARVALHO, Salo. Penas e garantias. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da Prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FRAGOSO, Heleno Claudio. Lições de Direito Penal. 17. ed. Rio de Janeiro: Forense. 2006.
GRINOVER, Adda Pelegrini. Natureza jurídica da execução penal. In: GRINOVER, Ada Pellegrini (Coord.) Execução penal: mesas de processo penal, doutrina, jurisprudência e súmulas. São Paulo: Max Limonad, 1987.
MENDES JÚNIOR, Cláudio. Execução Penal e Direitos Humanos. Curitiba: Juruá, 2010.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Processo Penal. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
NOGUEIRA, Paulo Lúcio. Comentários à lei de execução penal. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.
RODRIGUES, Anabela Miranda. Novo olhar sobre a questão penitenciária. São Paulo: Coimbra, 2002.
ROIG, Rodrigo Duque Estrada. Execução penal: teoria crítica. 4.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais