Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-03-18. Leia a versão mais recente.
SUICÍDIO SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
POSSÍVEIS INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS
Palavras-chave:
Suicídio. Intervenção. Teoria Cognitivo Comportamental.Resumo
Este artigo de revisão bibliográfica aborda a relevância e potenciais intervenções terapêuticas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no contexto do comportamento suicida. Destaca-se a complexidade do suicídio, tornando a psicoterapia, especialmente a TCC, uma ferramenta valiosa na prevenção e tratamento. Sublinha-se a importância da atenção dos psicólogos aos sinais de alerta, avaliação de riscos e dificuldades emocionais, considerando diversos aspectos da vida do paciente. O trabalho multidisciplinar é enfatizado para promover eficácia na promoção de saúde mental. Os resultados evidenciam que a TCC, ao abordar fatores comportamentais, emocionais e cognitivos, é eficaz na redução do sofrimento psíquico e prevenção de recaídas. A aliança terapêutica é vital para permitir que os pacientes expressem suas vulnerabilidades. No entanto, o estudo reconhece limitações, como a dependência de fontes disponíveis, e destaca a necessidade de abordagens integrativas para uma compreensão mais abrangente do comportamento suicida.Arquivos adicionais
Publicado
2024-03-18
Versões
- 2024-03-18 (2)
- 2024-03-18 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais