AUTOESTIMA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENVELHECIMENTO
Palavras-chave:
Envelhecimento, Idoso, Autoestima, Bem-estar.Resumo
A autoestima é o valor que o sujeito apresenta a si mesmo, de acordo com suas questões subjetivas e experiências pessoais. Este tema relacionado aos idosos é considerado complexo cujas causas e consequências são relativas e variam para cada indivíduo. Diante disso, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica, usado como descritor os termos “Envelhecimento e Autoestima” nas plataformas Pepsic e Scielo. Foram identificados 19 artigos científicos no período de 2014 a 2023. Após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, 6 artigos foram selecionados para compor o presente estudo, com o objetivo de compreender a relação entre a autoestima e os idosos. Os achados desta pesquisa revelam conclusões significativas sobre a relação entre autoestima e diferentes aspectos da vida. Foi constatado que a autoestima está positivamente correlacionada com a qualidade de vida, indicando a importância desse fator para o bem-estar global. Além disso, a prática regular de atividades corporais emergiu como um contribuinte notável para a promoção de uma autoestima saudável. É imperativo reconhecer a importância de estratégias de intervenção psicológica, especialmente na promoção da autoestima, visando não apenas a saúde mental, mas também o enriquecimento da experiência de vida em diferentes contextos e estágios da vida.Arquivos adicionais
Publicado
2024-03-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais