ANÁLISE DA REINCIDÊNCIA CRIMINAL E DE POLÍTICAS DE RESSOCIALIZAÇÃO
Palavras-chave:
Ressocialização; Estado; Trabalho; Reincidência; ExecuçãoResumo
O estudo em questão tem como objetivo a análise da ressocialização e sua importância para a resolução das falhas do sistema de segurança pública do país. O alto índice de criminalidade e a reincidência criminal, atrelados ao sistema carcerário precário, foram as principais temáticas debatidas. Em consonância, foi averiguada a atuação do Estado como garantidor de direitos dos cidadãos e as principais políticas públicas que garantem o jus puniend de forma educativa e humana e como isso pode combater os elevados dados de criminalidade. Com a análise das leis, de jurisprudências e de doutrinas, foi importante ressaltar a vigência da Lei de Execuções Penais que inovou o sistema de execução penal, ao incentivar a ressocialização e enfatizar a atuação do Estado, não só como garantidor da punição como também como agente de oportunidades ao indivíduo, após o período de reclusão, para garantir direito ao trabalho, ao estudo, à progressão de regime, entre outras nuances benéficas ao recluso. Ressaltaram-se, em conjunto, as dificuldades do antigo carcerário no retorno à sociedade, que enfrenta o preconceito social e a falta de inclusão profissional e pessoal que o fazem retornar à criminalidade.Arquivos adicionais
Publicado
2024-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais