TERAPIA FOTODINÂMICA APLICADA NA ENDODONTIA
Resumo
Este trabalho busca compreender como a terapia fotodinâmica pode ser aplicada na endodontia e ser um tratamento muito eficaz. Objetivo: Através de uma revisão de literatura, o presente estudo busca analisar alguns parâmetros para a aplicação da terapia fotodinâmica (PDT) na endodontia, uma vez que esses são muitos e com alto grau de variação entre os diversos estudos encontrados. Revisão de Literatura: a terapia fotodinâmica (PDT) tem sido proposta como uma terapia adjuvante no tratamento endodôntico com o intuito de eliminar os mais diferentes microrganismos presentes no sistema de canais radiculares e que são resistentes a diversos preparados mecânicos. A PDT, ou desinfecção fotoativada, consiste na associação da tríade agente fotossensibilizador, luz com comprimento de onda especifico e oxigênio gerando uma reação que é capaz de penetrar as células microflora patogênica destruindo-as. A aplicação dessa tecnologia tem se tornado cada vez mais promissoras e merecem com isso um estudo mais detalhado sobre o tema. Considerações finais: Os resultados dos estudos apresentados nessa revisão destacam que a PDT tem contribuído muito para melhorar a descontaminação do sistema de canais radiculares, e consequentemente tem feito com que o tratamento dos pacientes seja mais eficaz e proveitosos.Arquivos adicionais
Publicado
2024-09-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais