O USO DO HIDRÓXIDO DE CÁLCIO NA MEDICAÇÃO INTRACANAL
REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Microbiota, hidróxido de cálcio, clorexidina, tempo, bactérias.Resumo
O uso da medicação intracanal no tratamento endodôntico, com ênfase no hidróxido de cálcio na sua forma pura e nas suas combinações, é considerado a medicação de primeira escolha devido aos seus resultados superiores, possuindo propriedades antimicrobianas e capacidade de formar uma barreira mineralizada. Um dos exemplos de associação que podemos obter é o hidróxido de cálcio associado a substâncias como paramonoclorofenol canforado (PMCC) ou clorexidina para ampliar sua eficácia antimicrobiana. O tempo de permanência da medicação no canal é essencial para garantir sua eficácia, sendo recomendado que permaneça por um período que permita a difusão dos íons hidroxila através da dentina. O êxito do tratamento endodôntico está diretamente relacionado a uma medicação eficaz que assegure a desinfecção e a diminuição de organismos patogênicos. Além disso, é fundamental que o profissional realize uma adequada instrumentação do canal radicular para remover o máximo possível de tecido pulpar infectado e promover a limpeza dos canais, preparando-os para receber a medicação intracanal.Arquivos adicionais
Publicado
2024-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais