TRIAGEM DE CANABINNÓIDES EM URINA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

  • alessandra cristina pupin silvério José do rosário Vellano University

Palavras-chave:

Cannabis, maconha, cannabinoides, toxicologia, THC, tetra-hidrocannabinol.

Resumo

O principal constituinte ativo da Cannabis sativa – a maconha - é o delta-9-tetrahidrocanabinol (delta-9-THC). Os canabinóides exercem vários efeitos fisiológicos devido à interação específica com os receptores canabinóides (receptores CB) presentes no cérebro e na periferia. A urina é um fluido biológico que pode ser utilizado na identificação de drogas devido às concentrações relativamente altas destes compostos e de seus metabólitos nesta matriz, além de apresentar facilidade de coleta, por não ser invasiva. Os objetivos desta pesquisa foram identificar usuários de Cannabis sativa entre os estudantes de graduação de uma cidade do sul de Minas Gerais; determinar a frequência do uso da droga pelos estudantes; analisar a influência do uso da substância nas suas atividades diárias; e conhecer os motivos da utilização da droga por cada estudante, tudo isso através da triagem das amostras de urina coletas. O método de extração utilizado foi o líquido-líquido após hidrólise alcalina e o método de triagem foi a cromatografia em camada delgada de alta eficiência (CCDAE) ondeo metabólito delta9-THCCOOH foi visualizado por uma reação com Fast Blue BB. Além disso foram aplicados questionários aos voluntários. Observou-se a presença de cannabinoides em 81,8% das amostras coletadas, que a maioria dos voluntários que responderam ao questionário afirmaram que o uso da droga não causa sentimento de depressão ou desapontamento nem prejudica o aprendizado ou o desenvolvimento de outras atividades. Contudo, afirmaram que a droga auxilia no relaxamento do usuário e causa um aumento do prazer no sexo.

Biografia do Autor

alessandra cristina pupin silvério, José do rosário Vellano University

Medicina/Farmácia?biomedicina - bioquímica/Toxicologia e análises toxicológicas

Referências

DRUMMER, O.; ODELL, M. A Farmacologia Forense das drogas de abuso. Austrália: CRC Press, 2001.

SHARMA, P.; MURTHY, P.; BHARATH, MM Srivinas. C. Metabolism, and Toxicology of Cannabis: Clinical Implications. Iran J Psychiatry, b. 7, n. 149-156, 2012.

HUESTIS, M. A. In: LEVINE, B. Principles of Forensic Toxicology. USA, 1999. Cap. 14, p. 246-264.

PIZZOLATO, T. M. et al – based analysis of drugs of abuse and their, metabolites in urine. Trends Analyt Chem, v.

, n. 6, p. 609-624, 2007.

LISBOA, M. P. Matrizes Biológias de Interesse Forense. 2016. 45 f. (Dissertação (Mestrado Integrado em Ciências

Farmacêuticas) - Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Coimbra. 2016.

MOREAU, R. L. M.; SIQUEIRA, M. E. P. B. de. Ciências Farmacêuticas: Toxicologia Analítica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DANIELSSON, A. et al. Adolescente alcohol use trajectories and subsequente problems. Addictive Behaviors, v. 35, n.9 p 848-52, Sep. 2010.

SMYTH, B. P.; KELLY, A..; COX, G. Decline in age of drinking onset in Ireland, gender and per capita alcohol consumptionn. Alcohl and Alcoholism, v. 46, n. 4, p. 478-84, 2011.

BUCHER, R. 1992. Drogas e drogadição no Brasil. Artes Médica, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Edição

Seção

Artigos