O IMPACTO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM ADOLESCENTES
REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Adolescentes, Atividade Física, Ansiedade, Depressão, TratamentoResumo
Introdução: Ansiedade e depressão são condições patológicas prevalentes entre adolescentes, que levam ao risco de suicídio e geram impacto significativo sobre o seu desenvolvimento. Além disso, podem permanecer ao longo da vida adulta caso não tratadas. Diante desse contexto, a prática de atividade física é uma intervenção pouco invasiva, acessível e barata, fortemente associada ao bem-estar geral, trazendo benefícios à saúde física, psicológica e mental. Embora sejam conhecidos os efeitos da atividade física em adultos, esse aspecto ainda não é amplamente esclarecido tratando-se de adolescentes, crianças e idosos, especialmente em relação à ansiedade e depressão. Objetivo: Revisar estudos que mostrem o impacto da atividade física na prevenção e tratamento da depressão e ansiedade em adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma busca na base de dados PubMed entre os dias 20 e 22 de outubro de 2024, utilizando os descritores “anxiety”, “depression”, “treatment”, “physical acticity”, “teeneger”. Foram incluídos estudos publicados entre 2000 e 2024, abrangendo meta-análises, revisões de literatura e ensaios clínicos. Estudos que incluíram adultos foram excluídos. No total, 19 artigos preencheram os critérios de inclusão, dos quais 3 foram selecionados para análise. Resultados: Os estudos indicam que a prática de atividade física contribui para a preservação do bem-estar mental e reduz sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes. Isso está associado à melhoria da autopercepção corporal, redução do índice de massa corpórea e aumento do status social fornecido pelo esporte. Quando combinados a outras abordagens, como a psicoterapia, os efeitos foram potencializados. Além disso, o aumento do apoio social e da autoestima proporcionados pela prática de atividade física funciona como fatores protetores contra transtornos mentais. Conclusões: A prática de atividade física é um importante fator de proteção e tratamento contra depressão e ansiedade em adolescentes. No entanto, a heterogeneidade dos estudos dificulta a consistência dos resultados, apontando a necessidade de estudos mais extensos que padronizem as medidas de intensidade e frequência da atividade física para melhorar seu uso terapêutico.Arquivos adicionais
Publicado
2025-02-07
Edição
Seção
Resumos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais