EFICÁCIA E SEGURANÇA DA CREATINA COMO SUPLEMENTO ERGOGÊNICO PARA ATLETAS
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Creatina; Fármacos Renais; Desempenho Atlético; Medicina Esportiva.Resumo
Introdução: A creatina é um dos suplementos ergogênicos mais estudados e utilizados para melhorar o desempenho físico, especialmente em esportes de alta intensidade e curta duração, como musculação e natação. Sua popularidade se deve ao potencial de aumento na força, potência muscular e capacidade de recuperação. No entanto, o uso prolongado e em altas doses gera questionamentos sobre possíveis riscos à saúde, especialmente em relação à função renal. Objetivos: Identificar os efeitos ergogênicos da creatina e discutir as evidências sobre as interações e possíveis riscos da creatina para a saúde renal, buscando esclarecer as condições para seu uso. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed, abrangendo artigos publicados entre 2000 e 2023. Foram incluídos estudos clínicos que avaliaram os efeitos da suplementação de creatina em atletas. As palavras-chave utilizadas foram “creatina”, “desempenho atlético”, “função renal”. Estudos em populações não-atléticas ou com condições pré-existentes graves foram excluídos, além de revisões sistemáticas e meta-análises. Discussão: A creatina atua como substrato para a regeneração de ATP nos músculos e contribui para a manutenção da energia durante atividades de alta intensidade. Estudos demonstram que atletas suplementados apresentam um aumento significativo na capacidade de esforços repetitivos e incrementos na massa muscular magra, sendo mais evidentes em esportes anaeróbicos. Em relação à segurança, a maioria dos estudos não encontrou associação do uso da creatina e danos renais em indivíduos saudáveis, mesmo em suplementações prolongadas. Entretanto, há controvérsias sobre o impacto da creatina em indivíduos com predisposição a doenças renais, sugerindo a necessidade de acompanhamento médico. Devido aos seus benefícios e popularização, ocorreu a comercialização de produtos que não cumprem as regras da ANVISA, sendo esse o principal risco do consumo. Conclusão: Confirmou-se a eficácia da creatina como suplemento ergogênico, principalmente em modalidades de curta duração e alta intensidade. As evidências sugerem que a creatina é segura para uso prolongado em atletas saudáveis. No entanto, recomenda-se que atletas com fatores de risco para doenças renais utilizem creatina sob supervisão médica. O esclarecimento sobre a segurança da creatina pode contribuir para o uso seguro desse suplemento em populações esportivas, maximizando benefícios enquanto minimiza riscos potenciais.Arquivos adicionais
Publicado
2025-02-07
Edição
Seção
Resumos
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais