REABILITAÇÃO ESTÉTICA EM DENTE ANTERIOR FRATURADO ASSOCIADO A PINO DE FIBRA DE VIDRO
RELATO DE CASO
Palavras-chave:
tratamento endodôntico, Traumatismo dentário, técnicas de obturação, pino de fibra de vidroResumo
O traumatismo dentário é comum como outros casos de emergência frequente no consultório odontológico e afeta principalmente crianças e adolescentes em idade escolar. É considerado um problema de saúde pública, não somente devido a sua alta prevalência, mas também por causar um grande impacto na vida do paciente que sofreu um trauma, já que altera as funções estéticas, funcionais, psicológicas e causa um grande desconforto, afetando diretamente a qualidade de vida. Vários tratamentos são propostos na literatura, desde a colagem do fragmento dental até a extrusão cirúrgica do fragmento remanescente. O presente trabalho descreve um caso clínico de fratura coronária no incisivo central superior esquerdo em um paciente jovem, com abordagem multidisciplinar. Relato de caso clínico: Paciente feoderma, sexo masculino, 15 anos, compareceu à Clínica Odontológica da Universidade UNIFENAS, campus Divinópolis, queixando-se de fratura envolvendo o terço médio do elemento 21. Ao exame radiográfico, não foi observado fratura radicular ou algum tipo de lesão no periápice. Após a avaliação clínica e realização dos testes de vitalidade pulpar, realizado pelos acadêmicos responsáveis pelo caso, em consenso com os professores supervisores da Clínica, foi definido o diagnóstico de necropulpectomia e fratura coronária. Foi esclarecido ao paciente sobre a necessidade de um tratamento endodôntico com cimentação de um pino de fibra de vidro e reabilitação estética funcional.Arquivos adicionais
Publicado
2024-09-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais