DESENVOLVIMENTO CHATTERBOT EM CLOUD COMPUTING

Authors

  • Jefferson Luiz da Silva Araújo Unifenas
  • João Antônio de Oliveira Alves Unifenas
  • Marcos Alberto de Carvalho Unifenas

Keywords:

chatterbot, cloud computing

Abstract

Com a popularização da Internet, as empresas e os usuários estão cada vez mais apostando e querendo novas tecnologias relacionadas à web. No ano de 2008, quando o conceito de Cloud Computing surgiu, usuários domésticos e corporativos não acreditavam que poderia dar certo. Após um tempo de medo e receio os usuários foram se familiarizando com a Cloud Computing e hoje buscam cada vez mais aplicativos que executem diretamente na nuvem. O presente projeto apresenta uma visão geral das estratégias utilizadas hoje para a criação de um Chatterbot e se aprofunda na definição de uma nova ferramenta, essa com uma interface versátil e amigável ao tutor, uma nova forma de armazenamento da base de conhecimento e um novo motor de inferência encarregado de encontrar as respostas desejadas. Além disso, disponibiliza tal ferramenta baseando-se nos conceitos de Cloud Computing, totalmente na web, tanto a parte de conversação quanto a parte de edição da base de conhecimento.

References

ALECRIM, Emerson. O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?.2011. Disponível em: http://www.infowester.com/cloudcomputing.php>. Acesso em 17 de Agosto de 2011.

CUNHA, Douglas. A importância da interface com o usuário. 2009. Disponível em: http://www.brasiltech.net/agilez/2009/09/27/como-desenhar-boas-interfaces-graficas-iu-com-eficiencia>. Acesso em: 15 de Agosto de 2011.

ESPINDOLA, Duany Cesar Souza, Chatterbot: um sistema de inferência para agentes de conversação utilizando Lógica de Predicados. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas – MG, 2005.

LABORDE, Gregory. Cloud Computing: O Guia básico Para leigos. Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/internet/cloud-computing-o-guia-basico-para-leigos>. Acesso em 5 de Outubro de 2011.

LAUREANO, E. A. G. C. ConsultBot – Um Chatterbot Consultor Para Ambientes Virtuais de Estudo na Internet. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2004.

LAVEN, Simon. The Simon Laven Page. 2008. Disponível em: <http://www.simonlaven.com>. Acesso em: 20 Agosto de 2011.

ROSA, João Luís Garcia. O Processamento da linguagem Natural. Artigo publicado no Caderno de Informática do jornal Diário do Povo de Campinas, SP, em 14/09/95. Disponível em: <http://www.cesarkallas.net/arquivos/faculdade/inteligencia_artificial/outros/artdp3a.pdf>. Acesso em 15 de Junho de 2011.

RUSSELL, S. and NORVING, P. (1995). Artificial Intelligence – A Modern Approach. Prentice-Hall.

SILVIA, A. B.; Um Chatterbot Em AIML Plus Que Conversa Sobre Horóscopo.Recife, PE, Brasil, 30 Setembro de 2002.

TEIXEIRA, Sérgio e MENDES, Crediné Silva. 2003. Facilitando o uso de Ambientes Virtuais através de Agentes de Conversação. Artigo apresentado no XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – NCE/UFRJ 2003.

WALLACE, Richard S. AIML Overview. 2008. Disponível em: <http://www.wampserver.com>. Acesso em: 14 de Dezembro de 2011.

WEIZENBAUM, J. ELIZA – A Computer Program For the Study of Natural Language Communication Between Man and Machine. Communications of the ACM Volume 9, Number 1 (January 1966).

Published

2013-10-02

Issue

Section

Artigos