RECURSOS E JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE
Keywords:
Direito Processual Penal. Recurso. Juízo de admissibilidadeAbstract
O presente artigo visa analisar o procedimento recursal que ocorre após a interposição do recurso, pois o mesmo rege-se, quanto à sua admissibilidade, pela lei em vigor ao tempo em que a decisão recorrida é proferida. Interposto o recurso, deve-se realizar um juízo de sua admissibilidade, verificando se estão presentes, no caso, os pressupostos recursais, os pressupostos objetivos e subjetivos da impugnação e as condições da ação. Este trabalho tem como principal objetivo apreciar os requisitos que compõem o instituto do juízo de admissibilidade recursal e observar qual a sua relevância para o ordenamento jurídico, no que diz respeito ao âmbito do Direito Processual Penal.References
BRASIL. Código de Processo Penal. Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de Outubro de 1941.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del3689.htm>. Acesso em: 12 de out. de 2016.
______. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 12 de out. de 2016.
______. Decreto Lei 1060/50. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L1060.htm>. Acesso em 19 de out. de 2016.
CONVENÇÃO americana sobre direitos humanos. Disponível em: < https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm>. Acesso em: 12 out. 2016.
CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ISHIDA, Válter Kenji. Processo Penal. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
NICOLITT, André. Manual de processo penal. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
OLIVEIRA, Eugênio Pacelli. Curso de processo penal. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
RANGEL, Paulo. Direito processo penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.
TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de processo penal. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do Boletim Informativo Criminológico. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.