DIREITO PROCESSUAL PENAL: PRINCÍPIO DA VOLUNTARIEDADE DOS RECURSOS
Keywords:
Direito Processual Penal. Princípio da Voluntariedade dos Recursos.Abstract
O presente artigo visa explanar a ideia sobre o princípio da voluntariedade dos recursos. Iniciaremos com o conceito de princípio para adiante entendermos a relação do princípio da voluntariedade com o princípio do duplo grau de jurisdição. Destacaremos sobre a exceção ao princípio da voluntariedade, veremos como doutrinadores relacionam o princípio da Vedação da Reformatio In Pejus com o princípio da voluntariedade dos recursos e também a relação com o Recurso de Ofício. Deste modo, tem-se que os princípios são os pontos básicos e que servem de alicerce para a elaboração e aplicação do direito. Abordar-se-á a relação com outros princípios que coadunam com o princípio da voluntariedade dos recursosReferences
BAYER, Diego Augusto. Princípio da Obrigatoriedade. Disponível em: <http://diegobayer.jusbrasil.com.br/artigos/121943169/principios-fundamentais-do-direito-processual-penal-parte-05>. Acesso em: 26 out. 2016.
CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
CARDOSO, Patrícia Pires. Reformatio in pejus e suas consequências jurídicas. Âmbito Jurídico, Rio Grande, v. 11, n. 51, mar. 2007. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2621>. Acesso em: 26 out. 2016.
DE PLACIDO E SILVA. Vocabulário jurídico. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1991. v. 3.
DORÓ, Tereza Nascimento Rocha. Princípios no Processo Penal Brasileiro. Campinas, SP: Copola, 1999.
GRECO FILHO, Vicente. Manual de Processo Penal. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
MANSOLDO, Mary. Material de Apoio Processo Penal IV: Recursos Processuais Penais e Ações Impugnativas. Material disponível para sala de aula.
MIRABETE, Júlio Fabbrini. Processo Penal. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 1996.
PACELLI, Eugenio. Curso de Processo Penal. 18. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.
REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do Boletim Informativo Criminológico. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.