DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO
Keywords:
Direito Processual Penal. Duplo Grau de Jurisdição. PrincípiosAbstract
Este artigo tem objetivo de aprofundar o estudo do princípio do duplo grau de jurisdição, apresentando a sua evolução histórica até à sua aplicação nos dias de hoje. O texto focará sobre os benefícios e malefícios que o duplo grau de jurisdição traz ao sistema jurisdicional atual e como é tratado por juristas renomados. Vamos demonstrar os aspectos gerais deste princípio para promover um devido processo legal. Destarte, iremos elucidar acerca desse instituto e esclarecer de forma efetiva para as soluções da lide.References
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito penal: Parte Geral1. 21. ed. São Paulo, 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 12 ago. 2016.
CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 16. ed. São Paulo, 2009.
CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; DINAMARCO, Cândido Rangel; GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria geral do processo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.
DINAMARCO, Cândido Rangel. A reforma da reforma. São Paulo: Malheiros, 2002.
FAZZALARI, Elio. Processo Ordinário Cognizione - 2 Impugnazioni. Torino: UTET, 1990.
LASPRO, Oreste Nestor de Souza. Duplo grau de jurisdição no direito processual civil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
LIMA, Carolina Alvez de Souza. O principio constitucional do duplo grau de jurisdição. Barueri: Manole, 2004.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz. Curso de Processo Civil. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. v. 2.
NERY JUNIOR, Nelson. Princípios Fundamentais: teoria geral dos recursos. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.
SÁ, Djanira Maria Radamés de. Duplo grau de jurisdição: conteúdo e alcance constitucional. São Paulo: [s.n.]. 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do Boletim Informativo Criminológico. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.