Conceito analítico do crime
Keywords:
Conceito analítico do crime. Tipicidade. Ilicitude. Culpabilidade.Abstract
O presente artigo tem por finalidade discorrer acerca da visão de crime sob a ótica do conceito analítico, tendo em vista que este é o mais aceito entre os doutrinadores, sendo adotado inclusive pelo Código Penal brasileiro. De acordo com a doutrina brasileira, o conceito analítico distingue-se das demais definições aceitas pelos juristas estudiosos, pois é o único que trás consigo uma definição precisa para o que de fato seja o crime. Desse modo, como se verá, sob a égide do conceito analítico, o crime é um fato típico, antijurídico e culpável.References
ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Manual de Direito Penal. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.
BRASIL. Decreto-Lei N. 2.848, de 7 de Dezembro de 1940. Código Penal Brasileiro. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm>. Acesso em 05 jan. 2015.
CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte geral: (arts. 1° a 120). 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. v.1.
GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2009.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral: parte especial. 6. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos tribunais, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade do Boletim Informativo Criminológico. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.