Violência urbana

Authors

  • Wallace Luciano da Silva Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Keywords:

Sociedade. Violência. Educação.

Abstract

Neste estudo, objetivou-se demonstrar de forma sucinta as principais características da violência urbana e, em especial no Brasil, o aumento desenfreado da violência no país, a mudança no perfil dos criminosos, a necessidade de uma melhor educação para  combater  este  tipo  de  violência, a  importância  do envolvimento  de  todos  os cidadãos,  os  motivos  que  a  gera,  a  posição  do Estado  frente  a  problemática,  o mercado de trabalho para os jovens de hoje e a análise da figura da sociedade. Bem como, os fatores que propicia a formação da violência, as formas de evitá-la, quem são as vítimas e os autores dessa violência e o que deve ser  feito para conter ou minimizá-la.

Author Biography

Wallace Luciano da Silva, Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Bacharelando  do  5º  período  do  curso  de  Direito  da Universidade  José  do  Rosário  Vellano  - Unifenas.

References

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 10 jan. 2012.

______. Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Institui o Código Penal. Rio de Janeiro: 1940. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-lei/Del2848.htm>. Acesso em: 27 fev. 2012.

BRICEÑO LEÓN, Roberto. La nueva violência urbana de América Latina.

Sociologias, n. 8, p. 34-51, 2002.

IFHC/CIEPLAN. São Paulo; Santiago de Chile. 2008.

SORJ, Bernardo; MARTUCCELLI, Danilo. O Desafio Latino-americano: coesão social e democracia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2008.

Published

2016-11-09

Issue

Section

ARTIGOS