APLICATIVO ANDROID – AVALIAÇÃO DE PRATOS EM RESTAURANTES E BARES

Luiz Gustavo de Ávila Giusto, Otávio Augusto dos Santos, Vinícius Silveira dos Santos, Maurício Moreira Júnior

Resumo


Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas. Os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Os Smartphones estão presentes em todos os momentos do dia a dia do ser humano moderno. O objetivo deste trabalho é criar um aplicativo para a plataforma móvel Android, utilizando a linguagem de programação Java, o aplicativo consiste em um sistema de avaliação dos pratos disponíveis no cardápio de cada estabelecimento. O IDE Eclipse foi escolhido para o desenvolvimento do aplicativo por já possuir um pacote pronto fornecido no site do Android. O aplicativo a ser desenvolvido para a plataforma Android será implementado em ambiente Windows 7. Para que fosse possível criar programas para Android, foi utilizado o Android SDK (kit de desenvolvimento de software). Os materiais disponíveis no referencial teórico da plataforma Android possibilitaram o desenvolvimento de um aplicativo avaliador de pratos disponíveis em cardápios, e com os resultados obtidos em testes pode-se destacar que, com este aplicativo os estabelecimentos poderão saber quais pratos são mais consumidos e qual a satisfação de seus clientes. O software VempraK é um sistema simples e prático, no qual o usuário tem em suas mãos as opiniões de outros clientes sobre determinados pratos de diferentes estabelecimentos. É uma plataforma que veio para facilitar e agradar diversos tipos de usuários assim como as grandes empresas que sempre procuram crescer e ganhar mercado mundial.

Palavras-chave


Android, Java, smartphones, restaurantes, bares.

Referências


ABLESON, FRANK. Introduction to Android development. IBM. 12 mai. 2009. Disponível em: . Acessado em: 10 nov. 2013.

ANISZCZYK, CHRIS; GALLARDO, DAVID. Introdução à Plataforma Eclipse. IBM. 06 fev. 2012. Disponível em: . Acessado em: 18 Nov. 2013.

CAMPI, MONICA. 75% da população mundial têm acesso a dispositivos móveis. Info. 18 jul. 2012. Disponível em: . Acessado em: 18 Nov. 2013.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2013.


Texto completo: Texto completo em PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.