A testemunha no processo penal

Authors

  • Sheiderson Gomes Nascimento Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Keywords:

Testemunha. Temor. Segurança. Direitos Fundamentais

Abstract

O presente artigo pretende mostrar de forma simples e didática, a dificuldade em ser testemunha de crimes no Brasil. Onde a testemunha tem o compromisso em dizer a verdade, enquanto autor e vítima ficam desobrigados desse encargo. A sensação de impunidade que a sociedade transpira é denotada claramente quando alguém é solicitado a depor. As pessoas sentem temor em testemunhar, pois percebem que o governo é ineficaz em proporcionar a segurança adequada. Com isso, o tão sonhado Estado Democrático de Direito é visto por muitos como inoperante nas políticas de prevenção e repressão às ações criminosas, tornando o cidadão cada vez mais refém do silêncio, não podendo contribuir com a justiça brasileira. Direitos considerados como fundamentais ao ser humano, expressos como cláusulas pétreas na Constituição Federal são postos em dúvida pela sociedade. O Estado ao perceber esse temor, se propôs a proteger testemunhas, bem como vítimas e réus colaboradores, conforme a lei 9.807/99 (Lei da testemunha). No entanto, a aplicação dessa lei não está transmitindo ao cidadão segurança, com isso, as pessoas preferem acolher ao silêncio, que se expor a depor sobre determinado fato que possa comprometer sua vida e de seus familiares. O Estado deve mostrar a essas pessoas que possui capacidade de fornecer segurança adequada e eficaz. Restabelecer a ordem sempre que necessário, resguardando a vida do cidadão e seu patrimônio, para que assim, a credibilidade nas ações do Estado volte.

Author Biography

Sheiderson Gomes Nascimento, Universidade José do Rosário Vellano - Campus BH

Bacharelando no 7° período do curso de Direito da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS - Belo Horizonte.

References

BARCELLOS, Caco. Abusado. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

BECCARIA, César. Dos Delitos e Das penas. São Paulo: Martin Claret, 2002.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Disponível em: <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=4307213>. Acesso em: 19 jan. 2015.

______. Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de julho de 1990. VadeMecum: acadêmico de direito: Organização do texto por Luiz Roberto Curia, Livia Céspedes e Juliana Nicoletti. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

______. Código Penal, de 07 de dezembro de 1940. VadeMecum: acadêmico de direito: Organização do texto por Luiz Roberto Curia, Lívia Céspedes e Juliana Nicoletti. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

______. Código de Processo Penal, de 03 de outubro de 1941. VadeMecum: acadêmico de direito. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

BRASIL. Constituição (1988), promulgada em 5 de outubro de 1988. VadeMecum: acadêmico de direito. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

______. Lei n. 9807, de 13 de julho de 1999. VadeMecum: acadêmico de direito: trata da proteção a vitima e testemunhas.

ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

ISHIDA, Valter Kenji. Processo Penal. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MANSOLDO, Mary. Verdade Real versus Verdade Formal. Disponível em: <http://www.direitopositivo.com.br/modules.php?name=Juridico&file=display&jid=306>. Acesso em: 19 jan. 2015.

PACELLI, Eugênio. Curso de Processo Penal. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

REZENDE, Maria José De. A Ditadura Militar no Brasil. Londrina: UEL, 2013.

WEFFORT, Francisco C. Os Clássicos da Politica. 13. ed. São Paulo: Ática, 2000.

Published

2016-11-11

Issue

Section

ARTIGOS