Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas <p>A Revista da Universidade de Alfenas foi fundada em 1990 com a finalidade de tornar-se uma plataforma para publicação de artigos científicos, relatos de caso e revisões sistemáticas ou integrativas, de todas as áreas do conhecimento existente com divulgação interna e externa da produção técnico-científica.</p> <p>É uma revista <em>Open Access</em> com aspectos multidisciplinar e visa contribuir para a divulgação da ciência e tecnologia da região e do país.</p> <p>Ela renasce em formato eletrônico como REVISTA CIENTIFICA DA UNIFENAS, com publicação trimestral e espera fortalecer, aperfeiçoar e divulgar a pesquisa da IES, assim como de nossos colaboradores.</p> <hr /> <h4>Palavra da Reitora</h4> <p>“Nós sempre nos empenhamos em antecipar as mudanças”. Essas eram palavras do nosso eterno mestre e fundador da UNIFENAS, prof. Dr. Edson Antônio Velano. Dando continuidade aos seus propósitos, a Revista Científica da UNIFENAS, criada em 1990, surge agora em seu formato eletrônico, assumindo o compromisso com a modernidade, dando enfoque à maior visibilidade e à agilidade propiciadas pelas redes mundiais de comunicação.</p> <p>A Revista Científica da UNIFENAS inicia uma nova fase, mas continua com a proposta de implementação de um diálogo crítico e criativo com a realidade, promovendo a transferência rápida para a sociedade dos conhecimentos gerados no âmbito da Universidade, a qual tem como uma de suas estratégias discutir e preparar o futuro, através do desenvolvimento científico e tecnológico.</p> <p>Procuramos aprimorar o trabalho de nossos antecessores, adequando nossa revista às exigências de qualificação da CAPES, além de contribuir para o aperfeiçoamento do ensino, pesquisa e extensão e, desta forma, cumprir o nosso papel de Universidade.</p> <p>Para nós, é motivo de muita alegria o retorno à publicação da Revista Científica da UNIFENAS. Agradeço aos autores e revisores de artigos que, imbuídos na luta constante pela qualidade da publicação, contribuem para manter a Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS como a primeira universidade particular do Estado de Minas Gerais em publicação científica e citações por docente, estando, portanto, entre as mais importantes instituições de ensino superior do País.</p> <p>Esperamos receber crítica construtiva de nossos leitores para o aperfeiçoamento da Revista, despertar novos talentos para a pesquisa e levar à elaboração de novos trabalhos, cada vez melhores.</p> <p>Assim, deixo aos pesquisadores e produtores de conhecimento a seguinte mensagem para quando estiverem com dúvida:</p> <p>“Pergunta, pois, aos animais e eles te ensinarão; às aves do céu e elas te instruirão. Fala (aos répteis) da terra, e eles te responderão, e aos peixes do mar, e eles te darão lições. Se não, escuta-me, cala-te, e eu te ensinarei a sabedoria” (JÓ, 12:7-8; 33:33).</p> <p> </p> <p>Profª Maria do Rosário Araújo Velano</p> <p>Reitora da UNIFENAS</p> pt-BR <p>Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.</p> <p><strong><a href="https://revistas.unifenas.br/arquivos/copyrights_2024.docx">Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais</a></strong></p> revista@unifenas.br (Bruno Cesar Correa Salles) revista@unifenas.br (Celso Avila Ramos) Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 COMPREENDENDO A SÍNDROME DE BURNOUT NA TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/937 <p>A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pela falta de energia do indivíduo no seu âmbito profissional ocasionado pelas suas atividades laborais que provoca prejuízos clinicamente significativos em sua vida. O presente estudo teve por objetivo compreender a Síndrome de Burnout pela perspectiva da Terapia Cognitiva Comportamental e as contribuições dessa abordagem psicoterapêutica no tratamento dessa condição e no restabelecimento da qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho do indivíduo em sofrimento. Foi realizada uma Revisão de Literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online) utilizando os descritores cruzados “Terapia Cognitivo Comportamental” e “Síndrome de Burnout”, sendo estes fundamentais para melhor compreender a temática. A realização desse estudo permitiu compreender que a abordagem Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) acompanhado de mudanças de práticas habituais mais saudáveis, são efetivos para prevenção e tratamento da Síndrome de Burnout e outras doenças psíquicas e físicas.</p> Gleiciane Teodoro Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/937 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 AUTOESTIMA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENVELHECIMENTO https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/936 <p>A autoestima é o valor que o sujeito apresenta a si mesmo, de acordo com suas questões subjetivas e experiências pessoais. Este tema relacionado aos idosos é considerado complexo cujas causas e consequências são relativas e variam para cada indivíduo. Diante disso, este trabalho realizou uma revisão bibliográfica, usado como descritor os termos “Envelhecimento e Autoestima” nas plataformas Pepsic e Scielo. Foram identificados 19 artigos científicos no período de 2014 a 2023. Após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, 6 artigos foram selecionados para compor o presente estudo, com o objetivo de compreender a relação entre a autoestima e os idosos. Os achados desta pesquisa revelam conclusões significativas sobre a relação entre autoestima e diferentes aspectos da vida. Foi constatado que a autoestima está positivamente correlacionada com a qualidade de vida, indicando a importância desse fator para o bem-estar global. Além disso, a prática regular de atividades corporais emergiu como um contribuinte notável para a promoção de uma autoestima saudável. É imperativo reconhecer a importância de estratégias de intervenção psicológica, especialmente na promoção da autoestima, visando não apenas a saúde mental, mas também o enriquecimento da experiência de vida em diferentes contextos e estágios da vida.</p> Gleiciane Teodoro Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/936 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 SUICÍDIO SOB A PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/938 <p>Este artigo de revisão bibliográfica aborda a relevância e potenciais intervenções terapêuticas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no contexto do comportamento suicida. Destaca-se a complexidade do suicídio, tornando a psicoterapia, especialmente a TCC, uma ferramenta valiosa na prevenção e tratamento. Sublinha-se a importância da atenção dos psicólogos aos sinais de alerta, avaliação de riscos e dificuldades emocionais, considerando diversos aspectos da vida do paciente. O trabalho multidisciplinar é enfatizado para promover eficácia na promoção de saúde mental. Os resultados evidenciam que a TCC, ao abordar fatores comportamentais, emocionais e cognitivos, é eficaz na redução do sofrimento psíquico e prevenção de recaídas. A aliança terapêutica é vital para permitir que os pacientes expressem suas vulnerabilidades. No entanto, o estudo reconhece limitações, como a dependência de fontes disponíveis, e destaca a necessidade de abordagens integrativas para uma compreensão mais abrangente do comportamento suicida.</p> Gleiciane Teodoro Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/938 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 Estratégias de aprendizagem: uma revisão de literatura https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/940 <p>O presente artigo tem como objetivos refletir sobre o importante papel que as estratégias de aprendizagem desempenham no rendimento escolar do estudante, apresentar uma revisão de literatura sobre pesquisas em estratégias de aprendizagem, bem como tecer considerações em termos da necessidade de se proporcionar aos estudantes um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem, de modo a favorecer o desenvolvimento da motivação adequada e da auto regulação da aprendizagem.</p> Mariana Schlieper Della Mura Jannini Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/940 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 Socialização, controle e ideologia em Walden II, de B. F. Skinner https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/942 <p>Este artigo tem por objetivo investigar aspectos do processo de socialização na aldeia utópica elaborada por Burrhus Frederic Skinner, na obra <em>Walden II</em>, e estabelecer algumas relações entre este processo e a composição de um novo arranjo familiar impulsionada pela estrutura de sociabilidade solidária da comunidade. No entanto, o intercurso deste projeto de sociedade inovador apresenta como elemento básico da produção, manutenção ou mudança da realidade social – continuamente submetida à intervenção experimental – o <em>controle sobre o comportamento humano</em>. Isto revela a faceta ideológica do discurso sedutor e coerente de seu idealizador, que, em última análise, corrobora a assimetria de relações circunscritas por dinâmicas de poder, dominação e legitimação.</p> Priscila Gigante Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/942 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 Intervenção com adolescentes https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/943 <p>Introdução: O trabalho com direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes é essencial pela possibilidade que essa intervenção oferece de fortalecimento dos/das adolescentes, contribuindo na proteção de si e do outro. Esse estudo parte do pressuposto de que a sexualidade vai além dos aspectos biológicos e compreende questões relacionadas ao afeto, autoestima e diálogo. Objetivo: O artigo objetiva relatar a experiência da equipe nas intervenções com as salas de 6º e 7º anos e 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Alfenas – MG. Metodologia: Foi realizada uma intervenção que consistiu no desenvolvimento de oficinas de dinâmicas de grupo direcionadas a adolescentes de 12 a 15 anos e que promoveu o debate e formação sobre os temas da sexualidade e afetividade, com foco na prevenção à violência nos relacionamentos. Resultados e discussão: A intervenção buscou tratar temas relativos à sexualidade e afetividade, especialmente modos de relacionar. Percebeu-se que a direção escolar apoiou o trabalho quando se tratava da proteção de adolescentes contra abuso e situações de risco, porém o debate dos papeis de gênero e formas de se relacionar pautadas na autonomia foram bem desenvolvidas entre alunos(as), mas não acolhido pela gestão escolar, indicando que esse debate precisa ser reafirmado para que, de fato, sejam garantidos os direitos sexuais e reprodutivos dos(as) adolescentes.&nbsp; Conclusão: O trabalho contribuiu na formação dos(as) adolescentes, auxiliando o exercício da autonomia; a intervenção buscou colaborar na construção de um espaço essencial para a afirmação dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes.</p> Claudia Helena Gonçalves Moura, Maria Emanuelly de Andrade Sartori Simões, Irys Eduarda Apolidorio Rocha, Ana Caroline de Brito Evangelista Tomaz, Mariana Della Mura Janini Schilieper, Priscila Cristina da Silva Cid Gigante, Elizabeth Avelino Rabelo, Ana Francisca Oliveira, Denise Costa Ribeiro, Victor Mayer dos Santos Camara Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/943 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 INÍCIO DA DOCÊNCIA: DESAFIOS VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES EGRESSOS DAS LICENCIATURAS DA UNIFAL-MG https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/944 <p>Este artigo se situa em torno de questões que estão relacionadas ao início da profissão docente e seus impasses. Para nos ajudar a tecer este trabalho, utilizamos como referenciais teóricos autores que trabalham com as temáticas “Professor Iniciante”, “Desenvolvimento Profissional Docente” e “Formação Inicial e Continuada de professores”. São eles: João Formosinho; Maurice Tardif; Maria Assunção Flores; Michaël Huberman; dentre outros autores. Algumas questões orientaram a discussão, tais como: conhecer os desafios vivenciados pelos docentes em início de carreira, quais são os mecanismos de superação elaborados pelos professores frente aos desafios vivenciados em início de carreira e qual a percepção dos docentes quanto ao processo de formação inicial e continuada. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo central identificar os desafios vivenciados pelos professores egressos dos cursos de licenciaturas da UNIFAL-MG e também verificar como a formação inicial e/ou continuada contribui para o enfrentamento de tais desafios. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com perspectiva na interpretação construtiva, cujos dados foram obtidos por meio das análises de um questionário disponibilizado aos egressos. De acordo com a construção de núcleos de significação, realizamos as análises e a interpretação dos dados, observando que o trabalho docente resiste às forças opressoras enfrentadas pelos educadores, sobretudo questões desafiadoras que estão relacionadas não apenas ao fazer docente, mas também à própria contrução da identidade do professorç. Estes desafios são vivenciados especialmente pelo professor iniciante, cujo início da carreira muitas vezes é marcado por falta de apoio, seja dos colegas ou da própria gestão da instituição, fazendo-o muitas vezes desistir da carreira ou ir trabalhando conforme for possível. Concluímos, assim, que o desenvolvimento profissional docente não depende apenas de fatores externos, como a formação inicial de professores, mas também de questões relacionadas à própria dinâmica da instituição em que se trabalha, sobretudo do sistema educacional como um todo. Isto é, há de se pensar mais neste profissional docente iniciante, de maneira que este encontre subsídios, dentro das instiuições escolares, por meio de políticas públicas, que possam auxilía-lo, não apenas no início da atividade docente, mas também ao longo de toda a sua trajetória como professor.</p> Ana Caroline Tomaz, Mariana Della Mura Jannini Schilieper, Gleiciane Aparecida Teodoro, Elizabeth Avelino Rabelo , Claudia Helena Gonçalves Moura, Ana Francisca Oliveira, Christiane Navarra Frogeri Pimenta , Samuel José Bueno Alves , Vanessa de Sousa , Flaviana Neas Bueno Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/944 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 DEPRESSÃO E SINTOMAS VEGETATIVOS EM UNIVERSITÁRIOS https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/947 <p>A depressão é um transtorno mental que afeta o indivíduo como um todo, levando a prejuízos cognitivos, motores, sociais, vegetativos, alterações de humor e ansiedade. O presente artigo teve como objetivo investigar a incidência de sintomas depressivos e queixas somáticas em universitários. Buscou-se também averiguar diferenças de média em relação ao gênero e curso, além de identificar se a presença de animal de estimação e morar ou não na cidade em que estuda podem ter associação com sintomas depressivos. Participaram da pesquisa 271 universitários, sendo 57,6% mulheres. Em relação à moradia, 57,4% residem na mesma cidade em que estudam e 74,2% coabitam com animal de estimação. A aplicação foi feita presencialmente no ambiente universitário. Foram utilizados dois instrumentos, quais sejam, o Questionário de Sintomas Vegetativos e a Escala Baptista de Depressão, versão Adultos – EBADEP-A. Verificou-se que 74,3% da amostra não apresentou sintomatologia depressiva ou teve sintomas mínimos, 12,2% apresentaram sintomatologia leve, 11,2% apresentaram sintomatologia moderada e 2,3% apresentaram sintomatologia severa. Além disso, foi observado diferenças estatisticamente significativas (<em>p</em>&lt;0,05) entre homens e mulheres em todos os escores da EBADEP-A. Foram observados coeficientes de correlação significativos entre sintomas depressivos gerais e sensação de fraqueza, alterações no sono, alteração na alimentação, inquietação, falta de energia e tontura. Dessa forma, é explícito a importância de ampliar a rede de apoio psicossocial, para que a intervenção necessária seja feita a tempo e possa melhorar a qualidade de vida dos universitários.</p> Vanessa Sousa Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/947 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 O exercício da mediação pedagógica na experiência da empresa Cresça Brasil, Alfenas – MG https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/948 <p><strong>Este trabalho tem por objetivo analisar o exercício da mediação pedagógica na experiência da Empresa Cresça Brasil para evidenciar as práticas desenvolvidas pelas pedagogas, avaliar o processo de construção dessas práticas e, identificar os limites do exercício dessa mediação pedagógica exercida no ambiente virtual. Compreendendo que o pedagogo e a pedagoga são profissionais formado para atuar, direta ou indiretamente, com a prática educativa em diversas modalidades e manifestações, entende-se que nas modalidades de EaD, um novo campo de trabalho, para além da sala de aula convencional, está surgindo. Desse modo, o setor Educacional – Instrucional da empresa Cresça Brasil composta por sete pedagogas, realiza um trabalho que tem por objetivo adequar o conteúdo de cada curso à modalidade da linguagem e-learning com ideias criativas, tendo a finalidade de instruir o educando de modo interativo, utilizando-se de objetos de aprendizagem através da linguagem textual, auditiva e visual. É neste contexto de trabalho que as pedagogas da Empresa Cresça Brasil estão pautadas. Cenário que agrega diferentes áreas do conhecimento a uma prática pedagógica significativa, desenvolvida por elas. Deste modo, a pergunta central que norteia este trabalho é: Qual a compreensão que as pedagogas, que trabalham na Empresa Cresça Brasil, têm do exercício da mediação pedagógica em cursos de EaD? Este trabalho revelou que a pedagoga é de fundamental importância no planejamento, na elaboração e na implementação dos cursos, orientando quais serão os recursos didático-pedagógicos e tecnológicos empregados nos ambientes virtuais de aprendizagens. Tudo isso leva a crer que o papel do pedagogo e da pedagoga enquanto educadores se faz presente não só na educação formal, mas sim em todas as esferas em que a educação se faz presente.</strong></p> Ana Caroline Tomaz, Mariana Della Mura Jannini Schilieper, Gleiciane Aparecida Teodoro, Priscila Cristina Silva Cid Gigante, Elizabeth Avelino Rabelo, Claudia Helena Gonçalves Moura, Ana Francisca Oliveira , Christiane Navarra Frogeri Pimenta, Samuel José Bueno Alves, Vanessa de Sousa Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/948 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 Instrumentos para avaliação de teoria da mente em crianças https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/949 <p>Esta pesquisa revisa a literatura para mapear os instrumentos de avaliação da teoria da mente em crianças. Abordando o conceito de Cognição Social, relacionado à percepção e interpretação de intenções e ações de outros, incluindo a Teoria da Mente, fundamental para as habilidades sociais e o funcionamento psicossocial. A capacidade de atribuir estados mentais diferentes a outros é crucial e se desenvolve na infância, com estudos destacando diferentes níveis de compreensão. Utilizando pesquisa bibliográfica, identificamos que a avaliação da Teoria da Mente abrange desde tarefas simples, como compreensão de desejos, até tarefas complexas envolvendo falsas crenças. Diversos testes e tarefas são empregados para avaliar a TOM, permitindo avaliar o desenvolvimento infantil e condições como o Transtorno do Espectro do Autismo. Essa abordagem proporciona insights sobre o desempenho de crianças em diferentes estágios de desenvolvimento e indivíduos com necessidades especiais.</p> Ana Francisca Oliveira Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/949 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 A UTILIZAÇÃO DE BICICLETAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA NO TRÂNSITO https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/950 <p>Este trabalho aborda o uso da bicicleta na promoção da saúde e melhoria do trânsito. Buscamos entender como o uso da bicicleta pode prover saúde e melhorar o trânsito. A relevância desse estudo relaciona-se à necessidade de uma reflexão sobre trânsito brasileiro e o uso de bicicletas como meio alternativo de transporte, uma vez que esta é capaz de trazer benefícios para o trânsito e para a saúde de quem a conduz, representando melhorias para a sociedade em geral e para os ciclistas. Além disso, produzir um trabalho sobre o assunto geral material acadêmico que pode trazer mais informações à comunidade e aos estudantes de psicologia interessados no tema. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Concluímos que, apesar de o suporte do poder público ainda promover pouco incentivo ao uso da bicicleta, esta representa uma ferramenta eficaz não só na promoção da saúde, como também de melhoria do trânsito, podendo ser utilizada em larga escala em caso de investimento público em infraestrutura e estímulos à adesão desse meio de transporte.</p> Victor Mayer dos Santos Câmara Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/950 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 CONTRIBUIÇÕES DA NEUROMODULAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/952 <p>Com as mudanças tecnológicas atuais, as exigências do mercado de trabalho estão mudando. Cada vez mais importância tem sido atribuída às competências pessoais, dentre elas estão a inteligência emocional e a capacidade de resolução de problemas. O presente artigo tem como objetivo apresentar como às técnicas de neuromodulação ajudam na regulação emocional e na potencialização de funções cognitivas necessárias para o desempenho de alta performance. Estudos realizados usando a estimulação transcraniana por corrente elétrica (ETCC) e o neurofeedback apontaram que estas intervenções promovem a melhoria na regulação emocional e na ativação das funções executivas, aspectos fundamentais para o desenvolvimento da inteligência emocional e para o desempenho cognitivo. O uso destas técnicas na área organizacional ainda é pequeno. No entanto, são intervenções com resultados rápidos e eficazes que poderão auxiliar no desenvolvimento do perfil pessoal e técnico para atender as demandas e interesses das empresas.</p> Denise Costa Ribeiro Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/952 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 Entre Cronos e Kairós https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/953 <p>O presente trabalho consta do resultado de uma articulação teórica assentada nos conceitos de Tempo e Alma, assentando o encontro de literaturas nas áreas da Filosofia, Sociologia, Judaísmo com ênfase e aprofundamento na Psicologia Analítica. Aqui tem-se uma articulação teórica realizada pelo enfoque metodológico qualitativo. O estudo foi conduzido levando em consideração: Levantamento Bibliográfico, Enquadre Teórico e Análise e Síntese. Tratar de Alma é tratar de interioridade. Tratar da temporalidade é estabelecer uma conexão entre interior e exterior. Um fator que endossa a motivação deste trabalho é a dinâmica contemporânea que relega a planos secundários (e até terciários) as questões relativas ao mundo humano interior. Este artigo se inicia tratando da temática do Tempo, buscando refúgio conceitual nos mitos de criação da cosmogonia grega, os quais são narrativas que traduzem a inquietação humana sobre a gênese do universo e daquilo que nele reside. Nessa fonte há o tempo representado por Cronos, que remete a uma instância devoradora, enquanto que Kairós assume uma condição diferente, ado Tempo inesperado, do acaso e da oportunidade. A liquidez contemporânea tem sido uma oportunidade para que o indivíduo se descubra e redescubra. Todavia, a Alma não pode ser acelerada. A ansiedade existencial sofre com a impossibilidade de apressar o rio, uma vez que este corre sozinho. A Alma precisa do Tempo. Na árdua e constante tarefa de buscar a si mesmo, o indivíduo relaciona-se com a sua Alma, cultivando-a, ao mesmo Tempo em que é cultivado por ela.</p> Samuel José Bueno Alves Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/953 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300 Liberdade como Fundamento Ontológico e Cultural https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/954 <p>Por meio de um ensaio teórico objetiva-se apresentar uma discussão acerca de como liberdade e cultura se relacionam a partir da maneira como o sujeito se apropria, posiciona-se e responde aos acontecimentos e ao mundo em geral. Como fio condutor da discussão elegemos a relação entre subjetividade e cultura segundo concepções filosóficas tradicionais e modernas da inter-relação entre liberdade, subjetividade e cultura. Para a discussão em torno da ideia de liberdade nos apoiamos no pensamento fenomenológico e existencial do filósofo francês Claude Romano e o do psiquiatra austríaco Viktor Frankl. A partir do filósofo britânico Terry Eagleton, do historiador polonês Stanislaw Grygiel e da filósofa italiana Angela Ales Bello, apresentamos conceitos e visões de como a cultura é entendida, como se distancia e se relaciona com as ideias de natureza e civilização. Evidenciamos as implicações de se considerar a liberdade enquanto posicionamento pessoal como condição para a existência, permanência e reconstrução contínua da cultura. Concluímos que o potencial originariamente humano de criação e de livre agir carrega implicações que unifica subjetividade e objetividade, vida individual e vida social, sujeito e cultura. Implicando, ainda, em uma dimensão ética que não se restringe aos particularismos e arbítrios de cada sociedade que geram indiferença, mas que convida a recolocar a centralidade e a unidade entre subjetividade e cultura.</p> Elizabeth Avelino Rabelo Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://revistas.unifenas.br/index.php/revistaunifenas/article/view/954 Mon, 18 Mar 2024 00:00:00 -0300