Projeto Terapêutico Singular: Relato de experiência da construção da prática da ESF no ensino da Medicina

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Ensino, Medicina

Resumo

Introdução: A disciplina Integração, Ensino, Serviço e Comunidade III do curso de Medicina da Universidade do Grande Rio – Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO-AFYA) e como parte da sua metodologia de ensino-aprendizagem, acompanhados pelos professores, os discentes realizam, em sua prática, um Projeto Terapêutico Singular (PTS), tendo a oportunidade de acompanhar uma família por meio dessa ação. Objetivo: Este relato de experiência tem como objetivo descrever as vivências de discentes de Medicina durante a realização do PTS. Metodologia: Este trabalho foi realizado por acadêmicas do curso de Medicina da UNIGRANRIO-AFYA, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ), supervisionadas por seus professores junto à eESF responsável pela microárea onde ocorreram as experiências relatadas. Para não identificar, um codinome de flor, foi atribuído à família moradora da microárea em que se desenvolveu o PTS. Resultados: Na percepção dos estudantes, o PTS, como ação formativa foi substancial para a sua formação, devido ao contato mais próximo com a família em questão, que proporcionou a familiarização com o trabalho que é desenvolvido diariamente pela Equipe de Saúde da Família e o contato com realidades completamente distintas das suas cotidianas. Conclusão: O PTS foi percebido pelas acadêmicas de Medicina como ferramenta que proporciona o estabelecimento do vínculo e a resolução conjunta das necessidades de saúde. A oportunidade de participar da sua realização, ainda na graduação, as possibilitou agregar experiências que foram apresentadas e discutidas no presente relato, contribuindo para a sua formação com ênfase na Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Ana Carolina Faria Erthal, Unigranrio-Afya

Acadêmica do curso de Medicina na UNIGRANRIO-AFYA.

Katherine Azevedo Arêas, Unigranrio-Afya

Acadêmica do curso de Medicina na UNIGRANRIO-AFYA.

Maria Giovanna Maçana Souza, Unigranrio-Afya

Acadêmica do curso de Medicina na UNIGRANRIO-AFYA.

Cristina Antunes Mota, Unigranrio-Afya

Enfermeira, Mestre em Saúde da Família e Doutora em Educação pela UNESA; professora na UNIGRANRIO-AFYA.

André Alves Dias, Unigranrio-Afya

Biólogo, Mestre em Biologia Celular e Molecular e Doutor em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz; professor na UNIGRANRIO-AFYA.

Leila Chevitarese, Unigranrio-Afya

Cirurgiã-dentista, Doutora em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); professora na UNIGRANRIO-AFYA.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)