O(s) Ozonioterapia: uma abordagem promissora para o manejo da osteonecrose medicamentosa
Palavras-chave:
Osteonecrose medicamentosa, MRONJ, Osteonecrose dos maxilares, OzonioterapiaResumo
A osteonecrose consiste em um processo inflamatório degenerativo associado a lesões vasculares, onde ocorre redução de fluxo sanguíneo. É caracterizada por hipovascularização e hipocelularidade da estrutura óssea, ocasionando o processo de necrose. É uma complicação que pode ocasionar grandes mutilações, prejuízos funcionais, psicológicos e interferir drasticamente na qualidade de vida do paciente. A ozonioterapia tem se mostrado como uma abordagem promissora associada aos tratamentos convencionais.Objetivo: Analisar os benefícios terapêuticos da Ozonioterapia para o tratamento da Osteonecrose Medicamentosa dos Maxilares, considerando indicação e aplicabilidade deste manejo conservador no controle da doença e melhoria na qualidade de vida do paciente. Materiais e métodos: A revisão narrativa envolveu pesquisa bibliográfica em bases de dados eletrônicas, como Medline, PubMed, Scopus e Embase. A busca incluiu artigos dos últimos 13 anos, com análises qualitativas para avaliar os benefícios da terapia adjuvante com ozônio. Resultado: Dentre os estudos publicados nos últimos treze anos, nove artigos mostraram relevância clínica. Esses estudos demonstram que a ozonioterapia associada ao tratamento convencional, otimiza o reparo tecidual, reduz o número de procedimentos radicais envolvendo cirurgias mais amplas, consequentemente minimiza sequelas e melhora os parâmetros de qualidade de vida dos pacientes. Conclusão: A osteonecrose medicamentosa apresenta desafios e controvérsias em seu manejo. A ozonioterapia surge como terapia promissora, quando combinada aos tratamentos convencionais, para potencializar o reparo tecidual e controlar a doença. Novos ensaios clínicos randomizados são essenciais para avaliar os protocolos de ozonioterapia como terapia adjuvante para osteonecroses, visando uma abordagem eficaz e melhoria da qualidade de vida dos pacientes.Arquivos adicionais
Publicado
2024-06-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais