Instrumentos para avaliação de teoria da mente em crianças
Resumo
Esta pesquisa revisa a literatura para mapear os instrumentos de avaliação da teoria da mente em crianças. Abordando o conceito de Cognição Social, relacionado à percepção e interpretação de intenções e ações de outros, incluindo a Teoria da Mente, fundamental para as habilidades sociais e o funcionamento psicossocial. A capacidade de atribuir estados mentais diferentes a outros é crucial e se desenvolve na infância, com estudos destacando diferentes níveis de compreensão. Utilizando pesquisa bibliográfica, identificamos que a avaliação da Teoria da Mente abrange desde tarefas simples, como compreensão de desejos, até tarefas complexas envolvendo falsas crenças. Diversos testes e tarefas são empregados para avaliar a TOM, permitindo avaliar o desenvolvimento infantil e condições como o Transtorno do Espectro do Autismo. Essa abordagem proporciona insights sobre o desempenho de crianças em diferentes estágios de desenvolvimento e indivíduos com necessidades especiais.Arquivos adicionais
Publicado
2024-03-18
Edição
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Artigos
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Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
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