O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO TRATAMENTO DA OLEOSIDADE FACIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Maria Tereza Carneiro Paschoal Bernardes UNIFENASUNIVERSIDADE JOSE DO ROSARIO VELLANO

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Fitocosmética, Oleosidade facial.

Resumo

RESUMO   A oleosidade facial é uma disfunção que acomete muitas pessoas de ambos os sexos e idades diferentes, causando desconforto no dia a dia. Possui vários fatores agravantes como má alimentação, estresse, uso inapropriado de cosméticos entre outros, com isso, a busca de tratamentos para a melhora dessa disfunção vem aumentando bastante, e consequentemente, novos métodos e tecnologias vão sendo inovados e explorados. Cientificamente, já foram comprovados os vários benefícios das plantas medicinais, e o estudo delas para benfeitorias na estética e cosmetologia vem se abrangendo constantemente. A Fitocosmética é uma área em grande ascensão, que visa aplicar as propriedades medicinais encontradas nas plantas como forma reparadora, possuindo uma grande afinidade com a pele, possibilitando uma ótima absorção, além de serem uma opção ecológica e econômica. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo estudar o uso de plantas medicinais úteis na melhora da oleosidade facial, podendo ser aplicadas diretamente na pele ou incorporadas em cosméticos, trazendo benefícios e oferecendo uma nova proposta de tratamento. A metodologia utilizada foi através de uma revisão bibliográfica integrativa de abordagem qualitativa a partir de dados descritivos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Carneiro Paschoal Bernardes, UNIFENASUNIVERSIDADE JOSE DO ROSARIO VELLANO

Professora Curso de Farmácia Curso de Estética e Cosmética  

Referências

Entenda as causas da pele oleosa e como se proteger do problema. Atualizada em 08/01/2021; Acesso em 15/11/2020. Disponível em https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/17831-entenda-as-causas-da-pele-oleosa-e-como-se-proteger-do-problema.

VAZ, Inês Fernandes da Silva. PRINCIPAIS PLANTAS EM DERMATOLOGIA. 2014.

RUIVO, Joana Sofia Pais. Fitocosmética: aplicação de extratos vegetais em Cosmética e Dermatologia. Porto: 2012.

CAMARGOS, Clayton Neves; MENDONÇA, Caio Alencar; DUARTE, Sarah Marins. Da Imagem Visual do Rosto Humano: simetria, textura e padrão. 3 ed. São Paulo: Saúde Social, 2009.

MIRA, Jessika Dutra de; FRANCEZ, Karen Rúbria; FRANÇA, Ana Julia Von B.du Vernay. O uso da fitocósmeticca no combate às lesões de acne: Um Protocolo Contendo Ativos Que Interferem Nos Fatores Patogênicos Desta Afecção. Balneário Camboriú: 2016?.

ASCHI, Diana Paula. Medicamentos insentos de prescrição: antiacneicos e tópicos adstringentes. Erechim: 2017.

CARRARA, Maria Lúcia Teixeira de Souza. Pesquisa e desenvolvimento de um produto sustentável: Lilium.Recanto

Maestro: 2011

MERCURIO, Daiane; WAGEMAKER, Tais; CAMPOS, Patrícia Maia. Extrato de Anacardium occidentale L. em formulações cosméticas: benefícios para a pele oleosa. 1 ed. [s.l.]: Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica, 2017.

GELALETI, Daniela et al. ESTABILIDADE DE FORMULAÇÃO DERMOCOSMÉTICA CONTENDO EXTRATO DE PELARGONIUM GRAVEOLENS. 2 ed. [s.l.]: Brazilian Journal Of Natural Sciences, 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos