A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ÂMBITO DA ENFERMAGEM FORENSE
Palavras-chave:
Enfermagem Forense. Filosofia em Enfermagem. Educação Em Enfermagem.Resumo
Introdução: A enfermagem forense é a junção da ciência da enfermagem e ciência forenses, na qual, o enfermeiro lida com vítimas de violência. A importância do ensino da enfermagem forense na graduação, salienta a importância de refletir sobre mudanças em seu campo educacional e profissional. Objetivo: refletir sobre a formação dos enfermeiros no âmbito da enfermagem forense. Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo reflexivo. As bases de dados usadas foram: Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e o Banco de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Resultados: A abordagem da enfermagem forense no ensino de graduação e pós-graduação por meio de um modelo curricular inovador, poderá proporcionar o desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo de modo que o profissional enfermeiro tenha mais autonomia e satisfação, além de oferecer maior preparo para a tomada de decisões frente a uma situação conflituosa no processo saúde-doença, melhorando a qualidade da assistencia. Conclusão: A Enfermagem Forense é um novo campo de atuação, o qual o enfermeiro é responsável por prestar assistência especializada às pessoas em situações de violência dos mais variados tipos, por isso deve receber preparo desde a graduação, para saber lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais de cada caso.Referências
Brasil. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior: Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília 2001, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p. 37.
Heimann C, Prado C, Moraes RRSPD, Vidal GV, Liberal D, Oliveira GKDS, Barata MV. A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2013 Aug [cited 2019 Oct 03]; 47(4): 997-1000.Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400997&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000400032.
Brasil. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União 23 dez 1996; Seção 1:27833-41.
Netto L, Silva KL, Rua M dos S. Reflective practice and vocational training: theoretical approaches in the field of Health and Nursing. Esc Anna Nery [Internet]. 2018;22(1):12–7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452018000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=en&ORIGINALLANG=en
Lynch VA. Forensic nursing science: Global strategies in health and justice. Egypt J Forensic Sci. 2011;1(2):69–76.
Brasil. Resolução nº 556, 14 de agosto de 2017. Conselho Federal de Enfermagem: regulamentação do Enfermeiro Forense no Brasil, Diário Oficial da União, 23 de agosto, Brasília, 2017.
Silva KB, Silva RDC. Enfermagem forense. uma especialidade a conhecer. Cogitare Enfermagem, Jul/Set; 14(3):564–8.
Esteves RB, Lasiuk GC, Cardoso L, Kent WA. Toward the establishment of a forensic nursing specialty in Brazil: An integrative literature review. J Forensic Nurs. 2014;10(4):189–98.
Amar AF. Violence education in nursing: critical reflection on victims’ stories. J Forensic Nurs. 2008;4(1):12–8.
Kent-W. An Exploratory study of forensic nursing education in north america: Constructed definitions of forensic nursing. Journal of Forensic Nursing 5(4):201–11. 2009.
Sekula LK, Colbert AM, Zoucha R, Amar AF, Williams J. Strengthening the Science of Forensic Nursing through Education and Research. J Forensic Nurs. 2012;8(1):1–2.
Kent-WA. Forensic nursing educational development: an integrated review of the literature. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2011;18(3):236–46.
Simmons B, Grandfield K. Focus on forensic nursing education. J Emerg Nurs. 2013;39(6):633–4.
Cunha M, Libório R, Coelho M. Knowledge Questionnaire over Forensics Nursing Practices. Procedia - Soc Behav Sci [Internet]. 2016; 217:1089–97. Available from: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1877042816001439
Valentine JL. Why we do what we do: A theoretical evaluation of the integrated practice model for forensic nursing science. J Forensic Nurs. 2014;10(3):113–9.
Choi KR. Forensic nursing philosophy: Examining epistemological assumptions about truth and knowledge in the integrated practice model. J Forensic Nurs. 2014;10(4):243–4.
Pires ADS, Souza NVD de OS, Penna LHG, Tavares KFA, Oliveira CAFBD, Almeida CM. A formação de enfermagem na graduação: uma revisão integrativa da literature. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2014 set/out; 22(5):705-11.
Costa RRDO, Medeiros SMD, Santos VEP, Feijão AR, Araújo MSD. Positivismo e complexidade: interfaces e influências no contexto do Ensino na graduação em enfermagem. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2017;31(1):1–9. Available from: http://ezproxy.leedsbeckett.ac.uk/login?url=http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=ccm&AN=122326588&site=ehost-live&scope=site
Valente C, Neves G. As especialidades e os nexos com a continua do enfermeiro: repercussões para a atuação no município do rio de janeiro. Enfermería Global, 2010; 1(19):p1–12.
Cerqueira D, Bueno S, Lima RSD, Neme C, Ferreira H, Alves PP et al. Atlas da Violência 2019 – Ipea e FBSP. [internet]. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; 2019. 116 p [acesso em 03 out 2019. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf
Nóbrega TSM, Guerreiro MGS, Moreira TMM, Almeida MI. Projeto político pedagógico: concepção, construção e avaliação na enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2010; 44(3):679-86.
Handwerker SM. Transforming Nursing Education: A Review of Current Curricular Practices in Relation to Benner’s Latest Work. Int J Nurs Educ Scholarsh [Internet].2012;9(1). Available from: https://www.degruyter.com/view/j/ijnes.2012.9.issue-1/1548-923X.2510/1548-923X.2510.xml
Martins DC, Gois OJO de, Silva J de OM, Rosa MPR de S, Gonçalves MC. Violência: abordagem, atuação e educação em enfermagem. Ciências Biológicas e Saúde Unit [Internet]. 2017;4(2):155–68. Available from: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernobiologicas/article/viewFile/4603/2501
Silva CD, Gomes VLO. Violência contra a mulher: dimensões representacionais de discentes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro.2018;8:e2528.
Costa FL; Cintra HMP, Azevedo FHC. Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a violência obstétrica. Rev. Saúde em Foco, 2017;4(2):71-103.
Melo RAD, Souza SDL, Bezerra CS. Cuidados de enfermagem à criança e adolescente em violência doméstica na visão de graduandos de enfermagem. Av en Enfermería [Internet]. 2017;35(3):293–302. Available from: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/article/view/61453
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais