AS ARTES NA EDUCAÇÃO MÉDICA
OBSERVAÇÃO, JULGAMENTO E INTERPRETAÇÃO
Palavras-chave:
Arte e medicina; Rembrandt; Gunther von Hagens; educação médica.Resumo
A utilização da arte como estratégia de ensino médico vem ganhando espaço, desde os anos 70, principalmente em universidades da Europa e da América do Norte. O presente artigo é o relato de uma experiência didática idealizada e vivenciada pela autora em uma instituição de ensino médico em Minas Gerais. Utilizando obras cuidadosamente escolhidas para a ocasião, foram ministradas duas aulas livres, com intervalo de aproximadamente 30 dias entre elas, a grupos de alunos e professores do curso de Medicina da mencionada instituição. A experiência relatada neste artigo refere-se ao primeiro dos dois encontros, que se organizou em torno da obra icônica do pintor holandês Rembrandt (1606-1669), A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, contraposta à fotografia da demonstração anatômica, realizada em Londres, em 2002, pelo médico e anatomista alemão Gunther von Hagens. As duas imagens foram projetadas e discutidas com o público presente, esperando que níveis distintos de interpretação surgissem, ancoradas na bagagem cultural/intelectual daquele grupo específico, mas também em percepções subjetivas e individuais, que se dão em níveis inconscientes. Além de demonstrar que o saber artístico não se contrapõe ao conhecimento científico, esperávamos sensibilizar o público participante, constituído majoritariamente por futuros médicos, da necessidade de refinamento da nossa escuta e do nosso olhar, empobrecidos por uma clínica baseada na superficialidade do sintoma.Arquivos adicionais
Publicado
2024-08-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica da UNIFENAS - ISSN: 2596-3481
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Clique no link abaixo para fazer download do arquivo de Declaração de Direitos Autorais. Preencha seus campos, com as respectivas assinaturas dos autores no formato de imagens e o insira como arquivo suplementar em sua submissão.
Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais