CONCEITOS DE PROJETO NO DESENVOLVILMENTO MOBILE
Palavras-chave:
conceitos de projeto, engenharia de software, desenvolvimento mobileResumo
Os conceitos de projeto foram criados pela engenharia de software para um importante finalidade, a elaboração de software com qualidade. Este trabalho tem como objetivo demostrar a aplicação de alguns conceitos de projeto no desenvolvimento de softwares web e mobile, com intuito de obter – se aplicações com qualidade. Foi utilizado para o desenvolvimento do trabalho o ambiente de desenvolvimento Visual Studio e a linguagem C# para o desenvolvimento web e Windows Phone, o ambiente de desenvolvimento Android Studio e a linguagem Java para o desenvolvimento Android e o banco de dados SQL Server em conjunto do conceito de Entity Framework. O trabalho foi realizado desenvolvendo-se softwares inicialmente sem utilização de qualquer conceito de projeto. Posteriormente foi aplicado o conceito de refatoração em todas as aplicações, incorporando ao código o conceito de independência funcional, encapsulamento de informações, modularidade e o padrão singleton. Conclui-se que com a utilização dos conceitos obteve-se aplicações mais concisas, com maior facilidade de manutenção e com maior qualidade. O trabalho permitiu demonstrar as vantagens obtidas com a aplicação dos conceitos de projeto para o desenvolvimento mobile.Referências
CYBIS, Walter de Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina, Engenharia de Software – INE 5322. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~cybis/ine5322/Aula5_%20Modularidade_e_reutilizacao.pdf> Acesso em: 15 outubro 2014.
DEBONI, José E.Z. Modelagem orientada a objetos com a UML. São Paulo, Futura, 2003.
FABRÍZZIO, Alphonsus A. M. N. Soares, Universidade Federal de Goiás. Padrões de Projeto. Disponível em: <http://www.inf.ufg.br/~fabrizzio/web/java/aula6> Acesso em: 15 outubro 2014.
FOWLER, Martin, Refatoração: aperfeiçoando o projeto de código existente. Porto Alegre. Bookman Editora, 2004.
GOULART, Reane Franco, Refinamento. Disponível em: <http://profareane.files.wordpress.com/2013/03/aula-2-conceitos-de-projeto.pdf> Acesso em:17 outubro 2014.
LEITE, Julio Cesar Sampaio do Prado, Níveis de Abstração. 2007 Disponível em:
<http://jcspl.net/2007/03/14/niveis-de-abstracao/ >
Acesso em: 17 de outubro 2014.
MAYNARD, Jeff. PROGRAMAÇÃO MODULAR – Modularidade. 1. Ed. Rio de Janeiro. Editora S.A, 1972.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software – Uma Abordagem Profissional. 3. Ed. Porto Alegre. MAKRON Books do Brasil Editora Ltda, 1995.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software – Uma Abordagem Profissional. 7. Ed. Porto Alegre. AMGH Editora Ltda, 2011.
SHAW, Mary, GARLAN, David; Software Architecture. Perspectives on an Emerging Discipline. Prentice Hall, 1996.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 8 Ed. São Paulo. Pearson, 2007.
SONNINO, Bruno, Microsoft MVP (Most Valuable Professional). Programação Orientada a Aspectos. Disponível em: <http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/dn574804.aspx> Acesso em: 12 outubro 2014.
SOUZA, Ana C.S; BARROSO, Graccielle C; VINHAS, Hingriddi M. Refatoração: Aperfeiçoando um código existente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas.