SISTEMA DE HELP DESK PARA TUTORIA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE
Palavras-chave:
informática na educação, ambientes virtuais de aprendizagem, Moodle, software-livre, help deskResumo
Diversos acontecimentos relevantes marcaram a história da informática na educação brasileira, como projetos governamentais, grandes seminários e conferências. Juntamente com estes acontecimentos, as mudanças pedagógicas e o surgimento de novas tecnologias e ferramentas educacionais passaram a acompanhar a realidades dos estudantes brasileiros, os quais passaram a utilizar estas tecnologias para os mais diversos fins na busca do conhecimento. O aumento da demanda pelo ensino a distância, acompanhada pelo avanço tecnológico das linguagens de programação, permitiram a criação de ferramentas online. Isso foi o que possibilitou ao usuário interagir coletivamente com os conteúdos disponibilizados nos primeiros ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) a partir da década de 90. Em 2001, o Moodle surgiu com a finalidade de contribuir para a prática de educação a distância (EAD) e do compartilhamento do conhecimento por meio da ideia do “software livre”, no qual ele poderia ser estudado, alterado e adequado às necessidades de cada usuário sem nenhum custo para isso e utilizando um modelo de organização, através da estrutura de blocos para programação do Moodle. O presente trabalho abordará o uso da computação na educação brasileira, os avanços e o desenvolvimento de novas tecnologias para a plataforma de aprendizagem Moodle, bem como a elaboração de uma ferramenta de suporte ao usuário, desta que é, a maior e mais utilizada plataforma de educação a distância atualmente em todo o mundo.Referências
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