PROTOTIPAÇÃO PARA SEMÁFOROS INTERATIVOS NO AUXÍLIO AO TRÂNSITO URBANO

Autores

  • Rodrigo Carvalho Barbosa Unifenas
  • Celso de Ávila Ramos Unifenas

Resumo

O projeto foi desenvolvido com uma visão sustentável, visando melhoramento no trafego urbano. Atualmente, existem modelos de semáforos interativos no mercado, inclusive vários deles foram instalados em cidades brasileiras para a copa do mundo de 2014. A tendência dos semáforos é sempre ser mais inteligente e ter interação com carros. Um exemplo é o novo AUDI que já é adaptado para utilizar o traffic lights e info online service (ou serviço de informação integrada com semáforos) e o sistema de informações ao motorista. Estes tipos de semáforos inteligentes tem um alto custo para a implementação e manutenção, somente capitais ou grandes centros urbanos detém esta tecnologia. O intuito deste projeto sustentável, é abranger um maior número de municípios.  Em seu desenvolvimento foi utilizada a plataforma ARDUINO com o auxílio de sensores como o de rádio frequência e sensores de presença. Também foram utilizados módulos como o de ethernet para a interação do protótipo com a central dos dados cadastrados, reduzindo o custo em comparação a outros projetos existentes.

Referências

CALMON, Fernando. Semáforos inteligentes já estão prontos para dominar o trânsito. Disponível em: <http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/29/semaforos-inteligentes-ja-estao-prontos-para-dominar-o-transito.htm> Acesso em: 4 mar. 2015.

DOWNLOADS, Ultra. O que é RFID?. Disponível em: <http://canaltech.com.br/o-que-e/hardware/O-que-e-RFID/> Acesso em: 6 mar. 2015.

Eletrônica Progressiva. Disponível em: <http://www.eletronicaprogressiva.net/2014/08/Microcontroladores-O-que-sao-Para-que-servem-Onde-sao-usados.html> Acesso em: 10 mar. 2015.

Engº. SILVA da rocha, Jordão. FUNCIONAMENTO DA RFID. Disponível em: <http://saladaautomacao.com.br/funcionamento-da-rfid/> Acesso em: 06 mar. 2015.

Esquema elétrico do ARDUINO UNO. Disponível em: <http://www.arduino.cc/en/uploads/Main/Arduino_Uno_Rev3-schematic.pdf> Acesso em: 20 abr. 2015.

FILIPEFLOP. Kit Módulo Leitor Rfid MFRC522 Mifare. Disponível em: <http://www.filipeflop.com/pd-6b883-kit-modulo-leitor-rfid-mfrc522-mifare.html> Acesso em: 20 abr. 2015.

FILIPEFLOP. Sensor de Movimento Presença PIR <http://www.filipeflop.com/pd-6b901-sensor-de-movimento-presenca-pir.html> Acesso em: 20 abr. 2015.

GONG, Rooney. RFID of Poultry Management. Disponível em: <http://www.rfidhy.com/the-rfid-of-poultry-management/> Acesso em: 06 mar. 2015.

GRUPO DE TELEINFOMATICA E AUTOMAÇÃO, GTA/UFRJ. RFID “Como funciona”. Disponível em: <http://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/rfid/RFID_arquivos/como%20funciona.htm> Acesso em: 06 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Edição

Seção

Artigos