Implementação de um simulador da máquina de Turing

Autores

  • Sergio ASCHAR
  • Jaqueline Corrêa Silva de CARVALHO

Palavras-chave:

simulador, Turing

Resumo

Este projeto foi idealizado com o objetivo de construir um simulador da Maquina Universal de Turing, que será usado principalmente para fins didáticos em apoio a disciplina de Teoria da Computação. A Máquina Universal de Turing foi um fator revolucionário na proposta de que um computador poderia executar qualquer tarefa numa época em que este era utilizado somente em cálculos matemáticos. Esta máquina, cujas operações estão limitadas a ler e escrever símbolos em uma fita e mover através desta para a direita ou esquerda, é capaz de efetuar qualquer operação computacional.Observando os vários programas já desenvolvidos sobre o mesmo tema, foi constatado que eles possuem uma interface muito hermética, ou seja, de difícil compreensão para um usuário comum. Eles necessitam, por exemplo, da transposição de todas as informações de um autômato para uma tabela, para representar o funcionamento do mesmo. O simulador foi desenvolvido baseado em conceitos fundamentais e avançados de Programação Orientada a Objetos (POO), pelos quais se projetou os componentes da Máquina. Ele utiliza também Estruturas de Dados e Rotinas Gráficas. A fita e o programa (autômato), foram desenvolvidos como componentes individuais, o que proporcionará maior facilidade para possíveis casos de reuso dos mesmos.Para a implementação utilizou-se a ferramenta de desenvolvimento Borland® Delphi™ 7.

Publicado

2006-11-03

Edição

Seção

Resumo